Campanha nacional de vacinação contra a gripe e sarampo é ampliada

A campanha nacional de vacinação contra a gripe e o sarampo, que estava voltada apenas para o público-alvo composto por: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; indígenas; e idosos – agora atende a população em geral. O anúncio foi realizada pelo Ministério da Saúde (MS), nesta sexta-feira, 24. O objetivo da pasta é evitar complicações decorrentes da doença, além de uma possível “pressão sobre o sistema de saúde”.

Em Goiás, a vacinação do público-alvo teve baixa adesão este ano até mesmo entre a população idosa, que sempre atingiu a meta estabelecida pelo MS. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), nenhum dos grupos prioritários atingiu a meta de 95%. A baixa adesão, inclusive, vem sendo registrada desde 2015. Para se vacinar, basta ir nas salas de imunização das 246 cidades goianas.

Campanha de vacinação

A campanha nacional de imunização contra a influenza começou em 4 de abril. O MS já distribuiu para os estados e para o Distrito Federal as 80 milhões de doses adquiridas para imunizar a população brasileira. Porém, até o momento, a mobilização contra a doença atingiu 53,5% de cobertura vacinal em todo país.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp