Campanha “Não Vai Ter Psiu!” acontece no Dia Internacional da Mulher

Na próxima quinta-feira (08), no Dia Internacional da Mulher, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) na praça Universitária, promoverá a campanha “Não Vai Ter Psiu!”, que foi idealizada pelo presidente da Câmara Municipal, Andrey Azeredo e instituída em março do ano passado. Integrando a campanha haverá um debate com o tema: “Violência doméstica: o que vem depois?”, sendo esse o 8° Encontro em Defesa e Valorização da Mulher.

Segundo Andrey, a expectativa é de que a campanha cresça ainda mais e amplie sua abrangência para toda região metropolitana. Além de afirmar, que “fomos ganhando, a cada edição, mais apoio de formadores de opinião e de instituições de renome e com grande responsabilidade social. Com isso, criamos mais um fórum permanente de conscientização para quebrar o silêncio, debater e combater todos os tipos de violência contra as mulheres”, frisou Andrey Azeredo.

 “Não Vai Ter Psiu!”

De caráter suprapartidário e voltada para a Região Metropolitana, a campanha foi criada com o objetivo de combater todas as formas de violência e assédio às mulheres e em 2017  foram realizados sete encontros, cinco na Capital e dois em Aparecida de Goiânia. A partir do segundo evento foi firmada parceria permanente com o projeto Semeando a Paz (idealizado pelas professoras universitárias Ilma Araújo e Neusa Valadares).

 Roda de Conversa

Nesta segunda parceria com a PUC (em outubro de 2017 a instituição sediou o 6º Encontro da campanha), o evento terá formato dinâmico com uma roda de conversa que vai abordar temas acerca da violência doméstica tais como a identificação do crime, a motivação do agressor, a pós- violência e o processo de superação. O debate será moderado pela professora Luciene Campos Falcão Silveira, mestre em Psicologia e coordenadora do Programa Interdisciplinar da Mulher, Estudos e Pesquisas (Pimep).

A roda de conversa vai reunir um time de especialistas no assunto com vasta experiência: a advogada e professora Ilma Araújo, presidente da Associação Projeto Semeando a Paz, a psicóloga, terapeuta conjugal e familiar e mestre em Psicologia Clínica e Cultura, Florença Ávila de Oliveira Costa e a professora e psicóloga Vera Lúcia Morselli, criadora e coordenadora desde 2002 do Programa “Em Nome da Vida” de extensão permanente e uma das fundadoras da Associação Centro Oeste de Terapia Familiar (ACOTEF).

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp