O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), está realizando a campanha Outubro Rosa – Goiás Todo Rosa, com o objetivo de conscientizar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta iniciativa é especialmente direcionada às mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos, para as quais as diretrizes brasileiras recomendam o exame de mamografia a cada dois anos.
De 14 a 18 de outubro, a campanha inclui o programa de Redução da Fila de Mamografias, com a Semana de Portas Abertas nas policlínicas estaduais em Posse, Goianésia, Quirinópolis, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos. A previsão é de que sejam realizados 40 exames por dia em cada uma dessas unidades. “A melhor maneira de combater o câncer de mama é com o exame e o diagnóstico precoce”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos.
Em Goiás, existem 38 mamógrafos em funcionamento em unidades estaduais e nos municípios. No entanto, o desafio não é a falta de equipamentos, mas sim a necessidade de informar as mulheres sobre a possibilidade de realizar o exame pelo SUS. “O diagnóstico precoce salva vidas”, destaca a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula Santos Pereira.
De acordo com um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre 2023 e 2025, são esperados mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Em Goiás, este ano já foram registrados 551 casos da doença e 373 mortes. Em 2023, os óbitos somaram 634 casos, reforçando a importância da conscientização e do diagnóstico precoce.