Press "Enter" to skip to content

Campeonato Goiano de 2022: saiba quais são os clubes e formato do torneio

Com a temporada de futebol chegando ao fim, a Federação Goiana de Futebol (FGF) já está de olho no Campeonato Goiano de 2022. Nesta semana, a entidade realizou o Conselho Técnico com representantes dos 12 clubes participantes. A competição terá fase de grupos e etapa de mata-mata, assim como ocorreu na edição deste ano.

Quais times jogarão o Campeonato Goiano?

Dez equipes são remanescentes da última edição do Campeonato Goiano. Grêmio Anápolis, o atual campeão, e o Vila Nova, atual vice-campeão, são os “cabeças de chave”. Além dos dois, a Aparecidense, o Atlético Goianiense, o Goiás, o Anápolis, a Jataiense, o Goianésia, o CRAC e o Iporá permaneceram na primeira divisão do Goianão. O Goiatuba, por sua vez, foi campeão da Divisão de Acesso e está de volta à elite. Vale ressaltar que o Azulão é um dos únicos times do interior a ter levantado uma taça do Campeonato Goiano, lá em 1992. Para completar, o Morrinhos também sacramentou a sua vaga no Goianão de 2022 por ter ficado em segundo lugar na Divisão de Acesso.

Qual será a fórmula de disputa?

Os 12 clubes estão divididos em duas chaves, e os integrantes de cada uma se enfrentam entre si. No Grupo A, estão Grêmio Anápolis, Goiás, Anápolis, Jataiense, Goianésia e Morrinhos. No Grupo B, estão Vila Nova, Atlético, Aparecidense, CRAC, Iporá e Goiatuba. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final. A pior equipe de cada grupo é automaticamente rebaixada para a Divisão de Acesso. A etapa de mata-mata será em sistema de ida e volta, com os times de melhor campanha decidindo em casa.

E quais são as datas?

O Goianão de 2022 acontecerá entre 26 de janeiro e 3 de abril. A tabela detalhada ainda não foi elaborada pela FGF. Porém, já está confirmado que a fase de grupos conterá dez rodadas, seguidas por quartas, semifinais e finais, para assim decidir o novo campeão estadual.