CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) — Um alarmante relatório do Hospital Ferreira Machado (HFM) revela que os acidentes de trânsito resultaram em 33 fatalities nos quatro primeiros meses de 2026 em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Esses números alarmantes referem-se apenas às vítimas que chegaram a ser internadas na unidade, mas que não sobreviveram aos ferimentos. O crescente índice de fatalidades no trânsito destaca a necessidade urgente de medidas para garantir a segurança nas vias da cidade.
A análise feita pelo hospital mostra que os acidentes envolvendo motociclistas têm um impacto ainda mais significativo, dominando os atendimentos no pronto-socorro. Essa realidade se torna ainda mais preocupante em um período em que campanhas de conscientização, como a Maio Amarelo, são promovidas para alertar a população sobre a importância da segurança no trânsito.
Aumento dos Acidentes e suas Consequências
De acordo com o diretor do pronto-socorro do HFM, o médico ortopedista Fábio Macedo, a situação atual é alarmante. “Estamos finalizando um levantamento estatístico desses quatro primeiros meses de 2026 e os dados mostram uma situação muito alarmante. Já registramos mais da metade das mortes por acidentes de trânsito de todo o ano passado. E os acidentes com motos representam mais do que o dobro do segundo tipo de ocorrência mais atendida”, afirmou o médico, evidenciando a seriedade da situação.
Com a crescente ocorrência de acidentes de moto, a expectativa de Macedo se torna uma realidade amarga. “Isso infelizmente não é surpresa. Só reforça a realidade que estamos enfrentando, com acidentes de moto cada vez mais frequentes e graves”, complementou.
O impacto desses acidentes não se limita às fatalidades. Além das mortes, muitos pacientes necessitam de cirurgias, longos períodos de internação e acompanhamento intensivo. Isso gera uma sobrecarga na rede pública de saúde, que já vem enfrentando desafios significativos na prestação de serviços para a população.
Fatores Contribuintes para o Aumento dos Acidentes
A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública de Campos também observa o aumento preocupante no número de acidentes nas últimas semanas. Rodrigo Ibiapina, secretário responsável, destacou que diversas irregularidades têm contribuído para este cenário alarmante. “Os acidentes estão acontecendo aos montes por falta de habilitação, ausência de equipamentos de proteção, como capacete, irregularidades nos veículos e falta de manutenção adequada. Tudo isso coloca em risco condutores, passageiros e outras pessoas que utilizam as vias”, afirmou o secretário, oferecendo um panorama sobre os fatores que agravam a situação no trânsito.
Com o dia a dia repleto de informações sobre tragédias nas estradas, autoridades municipais têm reiterado a importância de comportamentos responsáveis no trânsito e o cumprimento das leis. O respeito adequado às normas de segurança, incluindo o uso correto de equipamentos de proteção, são cruciais para tentativas de reduzir o número de acidentes e preservar vidas.
Campanhas de Conscientização e Ações Preventivas
Frente ao aumento dos acidentes, campanhas de conscientização, como a Maio Amarelo, ganham força em Campos. O objetivo é despertar uma nova cultura de trânsito, promovendo uma maior atenção às normas de segurança e proteção. A população é incentivada a reflexionar sobre suas atitudes no trânsito e a adotar uma postura mais defensiva e responsável.
A Prefeitura de Campos, em parceria com diversas entidades, tem realizado ações educativas em escolas, empresas e comunidades, visando disseminar informações sobre segurança no trânsito e a importância de comportamentos preventivos. “Nós precisamos mudar a mentalidade da população e aumentar a consciência sobre os riscos que envolvem os acidentes de trânsito, especialmente os envolvendo motocicletas”, disse um representante da administração municipal.
Impacto na Saúde Pública e Desafios Futuramente
A quantidade crescente de acidentes e suas consequências diretas nas vítimas também impacta a saúde pública. O sistema de saúde local, já sobrecarregado, passa a enfrentar novos desafios. O HFM e outras unidades de saúde estão constantemente ajustando suas estratégias para lidar com o aumento da demanda, mas a situação requer ações coordenadas entre as diversas esferas do governo.
Além disso, há uma necessidade evidente de investimento em infraestruturas, como estradas mais seguras, sinalização adequada e programas de manutenção de veículos. O Governo do Estado do Rio de Janeiro, em resposta a essa questão, está avaliando medidas que possam ser implementadas em conjunto com as administrações municipais para melhorar a segurança nas vias e reduzir a incidência de acidentes com morte.
Próximos Passos e Envolvimento da Comunidade
A crescente insatisfação com os índices de mortes no trânsito já gerou reuniões e discussões públicas sobre como a comunidade pode contribuir para a solução dos problemas enfrentados. As autoridades destacam a importância de um trabalho conjunto, onde não apenas o poder público, mas toda a sociedade civil se mobilize para tornar as ruas mais seguras. A participação ativa da população em campanhas e ações educativas pode ser um fator determinante para mudar essa triste realidade.
Além disso, o comprometimento de todos, desde motoristas até pedestres, é fundamental para transformar a cultura do trânsito na cidade. A prevenção e a conscientização devem ser levadas a sério, não apenas em campanhas temporárias, mas como um movimento contínuo em prol da vida. Espera-se que as ações mobilizadas nos próximos meses, junto às tire suas consequências, possam refletir em um trânsito mais seguro e, consequentemente, em uma redução significativa nas estatísticas de acidentes e fatalidades.



