O governo canadense iniciou um processo formal contra os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio (OMC), em resposta à nova tarifa de 25% imposta por Washington sobre automóveis e peças importados. A queixa foi apresentada na última quinta-feira, 3, mas só se tornou pública nesta segunda-feira, 7, quando a OMC divulgou o caso.
As medidas tarifárias foram adotadas pelo presidente norte-americano Donald Trump e já estão em vigor para veículos fabricados fora do território americano. A sobretaxa também será aplicada, de forma escalonada, a peças de reposição.
Como contrapartida, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, anunciou que o país irá aplicar tarifas do mesmo valor a determinadas importações de veículos dos Estados Unidos.
Segundo comunicado publicado pela OMC, o Canadá solicitou consultas formais com os EUA, etapa inicial do mecanismo de resolução de disputas da organização. A partir de agora, ambos os países têm a oportunidade de negociar diretamente uma solução para o impasse antes que o caso avance para etapas mais rigorosas do processo.