Canais presenciais do Expresso alcançam 95% de aprovação

Criado para democratizar o acesso do cidadão aos serviços do Governo de Goiás, o programa Expresso alcançou, no primeiro semestre de 2023, a aprovação de 95% dos usuários que acessaram o serviço em um dos canais presenciais.

Esse é o índice mais alto desde a criação do programa, em 2021, e também com o maior número de participações. A pesquisa de satisfação foi respondida por 175.631 usuários, nos 240 municípios que possuem pontos de interação presencial.

EXPRESSO

O programa é uma plataforma digital que disponibiliza mais de 120 serviços estaduais. Para garantir que a ferramenta alcance toda a população, o Governo de Goiás disponibiliza canais de atendimento presencial, que são:

  • Expresso Balcão – com atendimento realizado em parceria com prefeituras;
  • Expresso Correios – que oferta serviços do portal Expresso em unidades da autarquia federal;
  • Expresso Totem – terminais de autoatendimento espalhados por todo o estado;
  • Expresso Loja – que são as unidades Vapt Vupt.

A avaliação é realizada por meio de questionário, aplicado sempre que o cidadão realiza serviços nos canais que oferecem atendimento presencial. O modelo de avaliação, baseado na metodologia Net Promoter Score (NPS), consiste no registro, de forma voluntária, de uma pontuação de zero a 10 para o serviço recebido. O índice de aprovação considera as avaliações que obtiveram notas 9 e 10 e é uma média da avaliação de cada um dos canais.

O canal com o maior número de participação dos usuários é o Expresso Correios, com avaliações em 74,8% dos atendimentos. Já o Expresso Balcão é o que apresenta a melhor avaliação, com 96,7% de aprovação do atendimento.

As unidades Vapt Vupt concentram o maior volume de participações, com 90% de todas as avaliações recebidas por ele ou nos totens instalados nas unidades. Para avaliar o serviço, basta que o usuário escaneie o QrCode disponível em todos os pontos de atendimento físico ou acesse diretamente nos totens.

O atendimento presencial do programa está disponível em 240 municípios goianos, com pelo menos um canal. O Estado possui 76 agências Vapt Vupt; 28 unidades do Expresso Balcão; 105 totens de autoatendimento e 159 pontos nos Correios.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp