Música de Sérgio Reis marca o início do plantio em Goiás
Canção ‘Safra de Fé’ é a trilha oficial da Cooperativa Comigo e homenageia os produtores rurais que se dedicam à terra. Videoclipe conta com mais de 35 mil visualizações no YouTube.
Música de Sérgio Reis marca o início do plantio em Goiás
A música do cantor sertanejo Sérgio Reis, “Safra de Fé”, marca o início do plantio em Goiás. A canção é a trilha oficial da Cooperativa Comigo e homenageia os produtores rurais que se dedicam à terra. O clipe começa com uma oração, um pedido para que a safra seja abençoada (veja acima).
> “Deus, estou aqui mais uma vez com as mãos calejadas e o coração cheio de esperança. Que a terra seja generosa, que a chuva não falte e que a fé seja sempre a nossa maior semente”, diz o início da música.
A gravação foi lançada na quarta-feira (15) e já conta com mais de 35 mil visualizações no YouTube. Aos 85 anos, a voz de Sérgio, que é uma referência na música sertaneja há mais de 60 anos, dá vida à canção que retrata os desafios dos produtores no início do plantio, com o objetivo de valorizar o trabalho no campo.
No clipe, o cantor aparece no estúdio com o seu característico chapéu, enquanto são intercaladas cenas de lavouras e vivências no campo. Além do YouTube, a música pode ser conferida em plataformas de áudio.
“Goiás de alma forte raiz e paixão. É terra de gente que planta como coração”. A música destaca o papel do estado na safra. De acordo com levantamento do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), o estado está entre os quatro maiores produtores de grãos do país, com soja e milho na liderança na produção goiana.
A canção ressalta ainda a força de vontade dos trabalhadores rurais, unindo a fé e a perseverança. “Ainda que falte a chuva no céu que o tempo seja cruel. Seguimos firmes sem desistir. Nem sempre se lembram de quem produz. A fé ensina a seguir de sol a sol a plantar nosso Brasil alimentar”, diz um trecho de “Safra de Fé”.
Sérgio Reis na gravação da música “Sagra de Fé” — Foto: Divulgação/Cooperativa Comigo
EXPECTATIVAS PARA A SAFRA EM GOIÁS
Em entrevista ao g1, Leonardo Machado, gerente técnico da Ifag, fez um panorama sobre o início da safra em Goiás. Segundo ele, o estado está atrás apenas do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul em relação a produção de grãos.
O especialista explicou que o início da safra é voltado principalmente para o plantio da soja, e que neste momento o estado ainda aguarda as chuvas para avançar no plantio.
O gerente técnico destacou ainda que, diferente dos últimos anos, o crescimento da área de soja deve ser pequeno, devido a fatores econômicos. “Hoje a gente tem uma dificuldade de crédito, custos de produção maiores e uma perspectiva de rentabilidade menor”, afirmou.
Leonardo alertou que esta será uma safra de cautela. “É uma safra que deve contar com custo maior, crédito mais difícil e preços menores, o que impacta na rentabilidade do produtor”, reforçou. Ele concluiu dizendo que o momento exige prudência para garantir que o agricultor “consiga chegar ao final do ciclo com uma renda que seja importante para sua sustentabilidade”.
Veja outras notícias da região no DE Goiás.