Press "Enter" to skip to content

Câncer passa a ser mais frequente em pessoas com menos de 40 anos de idade

Última atualização 10/03/2023 | 15:17

Uma das doenças mais temidas, o câncer tem se tornado mais recorrente em pessoas abaixo dos 40 anos. Um a cada três casos está no público com essa faixa etária. Os tumores costumam ser associados à genética, fatores externos e  “acúmulo” de maus hábitos de vida diagnosticado com o avanço da idade. A eficácia do tratamento desencadeia menos morte pelas neoplasias nas últimas décadas, o que torna a prevenção e adoção de estilo de vida mais saudável como a melhor estratégia. 

 

A precisão do diagnóstico e maior exposição a fatores de risco desse grupo pode ser uma das explicações para o atual cenário, conforme um levantamento do hospital oncológico paulistano A. C. Camargo. O estudo realizado durante 12 anos apontou que os nódulos na tireoide, mama e colo do útero foram predominantes entre as mulheres, enquanto os homens foram mais acometidos na pele, de tireoide e de testículo. Nas crianças e jovens até 18 anos, o câncer no olho, leucemia e tumores ósseos são os mais comuns.

 

A baixa probabilidade de aparecimento da doença entre pessoas mais jovens faz com que pacientes e médicos em geral descartem alguns sinais que podem ajudar no diagnóstico precoce. Os famosos “caroços” e alterações repentinas no funcionamento do corpo devem ser investigados. No caso da costureira Mirla Gomes, o funcionamento desregulado do intestino chamou a atenção. Ela procurou um médico no fim do ano passado desconfiada de que o problema fosse intolerância à lactose, condição comum na família. Com a demora em conseguir resultados satisfatórios mesmo tomando remédios e receio de se tratar de algum tipo de câncer a levaram a outro especialista. Ele indicou exames que confirmaram o diagnóstico de tumor no intestino. 

 

“Eu nunca poderia imaginar isso. Comecei a ter diarreia, perder peso e a sentir desconforto abdominal repentinamente. O segundo médico que me atendeu recebeu o resultado dos exame e me orientou a agilizar a marcação de uma cirurgia para a retirada do tumor. A operação foi na mesma semana do diagnóstico. Em seguida, comecei o tratamento oncológico e iniciei as sessões de quimioterapia. Estou confiante, principalmente porque eles me disseram que conseguimos identificar a neoplasia no início”, diz a paciente.

 

A mudança de peso involuntária é justamente um dos principais sinais de câncer entre pessoas abaixo dos 40 anos. Além disso, os médicos recomendam acender o alerta em caso de inchaços, dores, indisposição, cansaço anormal e presença de nódulos. Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas, a exemplo de  hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas,  de acordo com  Instituto Nacional de Câncer (Inca). 

 

A estatística comprova a necessidade alinhar cuidados com alimentação e qualidade de vida. O Ministério da Saúde orienta a população a praticar atividade física, fugir do tabagismo, se atentar à alimentação saudável, cuidar do peso corporal, ter hábitos sexuais seguros, evitar bebidas alcoólicas, tomar cuidado com a exposição solar, radiações e medicamentos.

 

Confira dicas para prevenir o câncer:

 

-Não fume! 

Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer

 

-Alimentação saudável protege contra a doença

A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer

 

-Mantenha o peso corporal adequado

Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo. Cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e exercícios físicos.

 

-Pratique atividades físicas diariamente

A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim. 

 

-Amamente

O aleitamento materno é a primeira alimentação saudável. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de então, deve-se complementar a amamentação com outros alimentos saudáveis até os dois anos ou mais.

 

-Faça check up

Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer um exame preventivo ginecológico a cada três anos. As alterações das células do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado e seguir as orientações médicas. 

 

-Evite a ingestão de bebidas alcoólicas

Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

 

-Cuidado com o sol

Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

 

-Atenção ao calendário vacinal

Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos. O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, desde 2014, a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos. A vacinação e o exame preventivo (Papanicolaou) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero. Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.

(Fonte: SESPR)