Neste sábado, 23, até às 12h, os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que estejam com Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa podem solicitar reaplicação da prova. A orientação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é para as pessoas que apresentem sintomas não compareçam à prova amanhã, 24. O pedido de reaplicação deve ser feito na página do participante, exigindo a comprovação do diagnóstico.
Os participantes que não foram no primeiro domingo de provas, 17, por conta da Covid-19, e já tiveram o pedido aceito, não precisam fazer nova solicitação. Conforme o porta-voz do Inep, a reaplicação está automaticamente garantida para os dois dias de provas.
De acordo com Instituto, podem solicitar remarcação entre os dias 25 e 29 de janeiro os candidatos que: apresentarem sintomas ou sejam diagnosticados na véspera ou no segundo dia de provas, 24; foram diagnosticados após 16 de janeiro e não compareceram ao primeiro dia de provas no último domingo, 17; sentiram-se prejudicados por problemas logísticos, como aqueles que foram impedidos de realizar o exame por superlotação das salas.
Candidatos com outras doenças infectocontagiosas também podem solicitar a reaplicação do Enem. São elas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela. O procedimento para remarcar a prova por causa de doenças infectocontagiosas é o mesmo para todos os candidatos.
As provas serão reaplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro, mesmos dias que a aplicação para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) e os inscritos no estado Amazonas, local onde o governo suspendeu a prova devido à crise sanitária.