A Justiça decretou inelegíveis por 8 anos Carlos Alberto Leréia e Sivaldo Pereira Nunes, candidatos a prefeitura nas eleições de 2016 em Minaçu. A decisão se deu por Leréia e Sivaldo utilizaram meio de comunicação de forma abusiva.
A investigação, oferecida pelo promotor eleitoral Darkson Moreira, revelou que Leréia fez acusações contra seu adversário e a sua esposa, utilizando a programação da Rádio Serra da Mesa, de sua propriedade, para desequilibrar o processo eleitoral.
Como prova, o promotor eleitoral apresentou relatórios de programação do veículo referentes aos dias 27 e 28 de setembro, quando ocorreu o uso irregular da emissora. Nesse período, conforme a ação, ao final de cada bloco de transmissão ou em dois horários do mesmo bloco, foi veiculada matéria jornalística com intuito de manipular a opinião política da população. Darkson Moreira afirmou que a veiculação de matérias ocupou “até a 77% de alguns blocos de transmissão”.
As matérias relatavam, de forma sensacionalista, uma possível fraude no sistema previdenciário nacional, que foi realizado por meio de declaração falsa de beneficiários, e indicavam um dos adversários políticos de Leréia e Sivaldo como provável líder do esquema.
*Com informações do Ministério Público do Estado de Goiás