Canto da Primavera começa nessa quarta-feira (27)

Nessa quarta-feira (27), a cidade de Pirenópolis abre as portas para a décima oitava edição do Canto da Primavera. A abertura oficial da Mostra de Música será no Cine Pirineus, a partir das 19h30, com a presença do governador Marconi Perillo, da secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, e de autoridades estaduais e municipais. A recepção será feita pela tradicional Banda Phoenix. Após a solenidade oficial, o público vai conferir o show “Reformulando”, do artista multimídia e prata-da-casa, Ricardo Leão.

O pianista, produtor e diretor musical Ricardo Leão apresenta uma nova formação da banda e dois convidados especiais, o violoncelista Lui Coimbra e o percussionista Alex Fonseca irão acompanhar Leão. O show traz músicas que o artista compôs para novelas, como a “A Lei do Amor” e “Aquele Beijo” e para seriados como “Mister Brau” e “Pé na Cova”, todos da TV Globo, além de outros trabalhos que o artista produziu ao longo de seus 40 anos de carreira.

Nessa primeira fase, o Canto 2017 vai até domingo, dia 1º de outubro. A programação está recheada de virtuoses da música, em estilos variados para agradar a todos os públicos. O público vai conferir grandes shows de jazz, blues, MPB, instrumental, samba e música erudita.

Programação
A quinta-feira, 28/09, vem com um toque especial com uma homenagem ao “Poetinha”, Vinícius de Moraes. O espetáculo é fruto da parceria de Olívia e Francis Hime, que trazem a Pirenópolis um concerto emocionante com o repertório recheado de composições de Vinícius. O show será realizado no Cine Pirineus, que também recebe o Trio UFG, com música erudita, e Marcelo Barra, com a marcante MPB regional. Antes, a Igreja do Bonfim terá o concerto do Quinteto Metais do Cerrado.

Para abrir o fim-de-semana, a sexta-feira, dia 29/09 tem os shows de MPB com Maria Eugênia e Everson Bastos, música instrumental com Marcelo Maia e Banda do Peçanha e Charanga Jazz, e ainda blues com Abluesados.

O goiano-brasiliense Rogério Caetano apresentará o seu mais novo trabalho, um disco repleto de convidados e que foi gravado ao vivo no Rio de Janeiro. Para o show no Cine Pirineus, ele convidou dois músicos que estiveram no projeto, o violonista Marco Pereira e o pianista Cristóvão Bastos. É uma nova figura da música brasileira que irá apresentar com improvisos e uma liberdade musical grandes clássicos da música brasileira. As atrações se dividirão entre o Cine Pireneus e o Cavalhódromo.

No sábado, 30/09, o Cavalhódromo vai virar um grande karaokê com fãs dos Beatles. Leo Gandelman e Julio Bittencourt Trio sobem ao palco com o show “Jazz Beatles”. O encontro promete relembrar sucessos da banda de rock britânica como “Hey Jude” e “Yesterday”.

A programação também conta com música clássica na apresentação de Fabiano Chagas e do Grupo Uccelli, MPB instrumental com Manassés Aragão, e blues, samba e rock com Adriel Vinícius. As apresentações serão realizadas na Igreja Nosso Senhor do Bonfim, no Cine Pireneus e também no Cavalhódromo.
Para encerrar a primeira semana do Canto 2017, no domingo, 1º de outubro, A Igreja do Bonfim e o Cine Pirineus trazem atrações de música clássica, instrumental e um concerto, com o Quarteto Henrique Oswald, o recital “Um Outro Olhar”, com Otávio Henrique Soares Brandão, e Jarbas Cavendish convida Brasil in Trio. As apresentações serão na Igreja Nosso Senhor do Bonfim e no Cine Pireneus.

O Canto da Primavera 2017 retorna na próxima quarta-feira, 4 de outubro, e vai até o domingo, dia 8, com atrações como Mart’nália e Hamilton de Holanda & O Baile do Almeidinha convidam: Mariene de Castro, Mariana Aydar, Silvia Pérez Cruz. A programação ainda traz oficinas musicais, realizadas na unidade da UEG da cidade. A Mostra de Música é realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Seduce. Toda a programação é gratuita e aberta a todos os públicos.

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial Militar é indiciado por homicídio doloso após atirar em estudante de medicina

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que as câmeras corporais registraram a ocorrência. O autor do disparo e o segundo policial militar que participou da abordagem prestaram depoimento e permanecerão afastados das atividades operacionais até a conclusão das apurações. A investigação abrange toda a conduta dos agentes envolvidos, e as imagens das câmeras corporais serão anexadas aos inquéritos conduzidos pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
 
O governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, lamentou a morte de Marco Aurélio por meio de rede social. “Essa não é a conduta que a polícia do Estado de São Paulo deve ter com nenhum cidadão, sob nenhuma circunstância. A Polícia Militar é uma instituição de quase 200 anos, e a polícia mais preparada do país, e está nas ruas para proteger. Abusos nunca vão ser tolerados e serão severamente punidos,” disse o governador.
 
O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva, avalia que há um retrocesso em todas as áreas da segurança pública no estado. Segundo ele, discursos de autoridades que validam uma polícia mais letal, o enfraquecimento dos organismos de controle interno da tropa e a descaracterização da política de câmeras corporais são alguns dos elementos que impactam negativamente a segurança no estado. O número de pessoas mortas por policiais militares em serviço aumentou 84,3% este ano, de janeiro a novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, subindo de 313 para 577 vítimas fatais, segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) até 17 de novembro.
 
O Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp) do MPSP faz o controle externo da atividade policial e divulga dados decorrentes de intervenção policial. As informações são repassadas diretamente pelas polícias civil e militar à promotoria, conforme determinações legais e resolução da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos