Cão morre após ser enterrado vivo no interior de SP; polícia investiga maus-tratos
Um cão perdeu a vida após ser descoberto enterrado vivo na cidade de Jaú (SP), na manhã desta terça-feira (3). Moradores da região encontraram o animal em uma área recém-loteada e após ser resgatado, infelizmente, não foi capaz de se recuperar dos ferimentos. As autoridades policiais estão investigando o caso como um potencial crime de maus-tratos.
Segundo a Secretaria de Proteção e Direitos dos Animais (SPDA), uma moradora que passeava com seu próprio cachorro em uma área próxima ao bairro Parati percebeu que o animal demonstrava interesse em um ponto específico do terreno. Ao se aproximar, ela fez a descoberta chocante de que o cão estava enterrado e prontamente acionou a secretaria local para prestar socorro. Infelizmente, os ferimentos foram graves e o cão não resistiu.
O estado do animal ao ser resgatado era extremamente crítico, com sintomas de hipotermia, parada respiratória e parada cardíaca. O veterinário responsável pelo atendimento afirmou que o cão provavelmente foi enterrado durante a noite e passou todo esse tempo apenas com o focinho para fora da terra. Um boletim de ocorrência por maus-tratos já foi registrado e as autoridades contam com a ajuda de câmeras de segurança de um condomínio em construção próximo ao local do crime para identificar os responsáveis.
O combate aos maus-tratos contra animais é uma pauta bastante relevante e a sociedade tem se unido cada vez mais para denunciar esses casos e buscar justiça. É crucial que casos como o do cão enterrado vivo em Jaú (SP) não passem impunes, e a investigação das autoridades é um passo importante nesse sentido. A conscientização sobre a importância do respeito e cuidado com os animais é fundamental para evitar situações tão tristes e cruéis como essa.
A população de Jaú (SP) e arredores está consternada com a notícia da morte do cão enterrado vivo e espera que as investigações conduzidas pela polícia resultem na identificação e punição dos envolvidos nesse ato de crueldade. É fundamental que cada indivíduo faça a sua parte denunciando casos de maus-tratos e apoiando iniciativas em prol dos direitos e bem-estar dos animais, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e compassiva para todas as espécies.




