Capacitação: Governo de Goiás inicia inscrições em cursos gratuitos de férias

Capacitação: Governo de Goiás inicia inscrições em cursos gratuitos de férias

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada e do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), abre nesta quarta-feira, 17/07, as inscrições para 255 vagas nos cursos profissionalizantes gratuitos, neste período de férias de 2024. Com mais de 17 oficinas ministradas na unidade Sebastião de Siqueira para alunos de Goiânia e Aparecida, a oferta visa atender um amplo público, que tenham a partir do ensino fundamental incompleto.
Entre os cursos oferecidos pelo Cotec estão: oficinas de Produção de Cookies, Cupcakes, Picolé Gourmet, Mini Pizzas Doces e Salgadas; oficinas de dicas de Cuidados com os Cabelos e Penteados, Produção de Trança Nagô, Limpeza e Cuidados com a Pele, Esmaltação; e oficinas de Fotos com Celular, Edição de Fotografias e Compartilhamento, Criação e Edição de Vídeos Curtos, Criação de Podcasts. O objetivo é suprir a demanda do mercado de trabalho.
As inscrições permanecem abertas até 20 de julho, podendo ser realizadas no endereço: COTEC Sebastião de Siqueira, endereço: Av. Alexandre de Morais, 450 – Parque Amazonia, Goiânia – GO. Todos os cursos são ministrados de forma presencial.
Os cursos de curta duração, com carga horária de 40 horas, oferecem conhecimentos em áreas como culinária/confeitaria, beleza e comunicação. “São cursos de excelente qualidade que transformam vidas através da capacitação. A pessoa ganha uma profissão, consegue um emprego ou muitas vezes empreende na área, trabalhando de casa mesmo e aumentando a renda da família”, destaca o secretário de estado da Retomada, César Moura.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Estudante de medicina é morto por PM durante abordagem, em São Paulo

Na madrugada de quarta-feira, 20, um trágico incidente ocorreu na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, quando um estudante de medicina de 22 anos foi morto por um policial militar dentro de um hotel. Marco Aurélio Cardenas Acosta estava hospedado no Hotel Flor da Vila Mariana na Rua Cubatão.

Segundo relatos policiais, tudo começou quando Marco Aurélio, estudante na Universidade Anhembi Morumbi, teria dado um tapa no retrovisor de uma viatura policial e fugido. Os policiais militares Guilherme Augusto Macedo e Bruno Carvalho do Prado, que estavam em patrulhamento, perseguiram o jovem até o interior do hotel.

As imagens das câmeras de segurança mostram Marco Aurélio entrando correndo no saguão do hotel sem camisa, sendo perseguido pelos policiais. Um dos agentes tentou puxar o jovem pelo braço, enquanto o outro o chutou. Durante a confusão, Marco Aurélio segurou o pé de um dos PMs, que se desequilibrou e caiu. Nesse momento, o PM Guilherme atirou à queima-roupa na altura do peito do estudante.

Segundo o boletim de ocorrência, os policiais alegaram que Marco Aurélio estava “bastante alterado e agressivo” e que ele tentou pegar a arma de um dos agentes. No entanto, as imagens não mostram claramente essa ação.

Marco Aurélio foi socorrido e encaminhado ao Hospital Ipiranga, onde sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e passou por uma cirurgia. Infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 6h40.

O caso foi registrado no Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) como morte decorrente de intervenção policial e resistência. Os policiais envolvidos na ocorrência prestaram depoimento, foram indiciados em inquérito e permanecerão afastados das atividades operacionais até a conclusão das apurações.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a arma do policial responsável pelo disparo foi apreendida e encaminhada à perícia. As imagens registradas pelas câmeras corporais dos policiais serão anexadas aos inquéritos conduzidos pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo DHPP.

A Associação Atlética Acadêmica de Medicina Anhembi publicou uma nota de luto pelo estudante, destacando sua importância como aluno e amigo. “A Medicina Anhembi manifesta profundo pesar pelo falecimento do nosso querido aluno do internato Marco Aurélio Cardenas Acosta, apelidado como ‘Bilau’. Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com seus familiares, companheiros de time e colegas, que perderam não apenas um companheiro de jornada, mas também um amigo.”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos