O peso da braçadeira: Brock atua pelo Avaí mesmo sem estar 100%
Capitão foi liberado minutos antes do jogo contra a Ferroviária
O Avaí [https://globoesporte.globo.com/sc/futebol/times/avai/] empatou com a Ferroviária em 2 a 2 neste sábado, pela 27ª rodada da Série B [https://ge.globo.com/sc/futebol/brasileirao-serie-b/jogo/20-09-2025/avai-ferroviaria.ghtml]. O resultado só foi possível graças ao gol do capitão Eduardo Brock, aos 90 minutos. O zagueiro era dúvida para o jogo por ter sido substituído na rodada anterior [https://ge.globo.com/sc/futebol/times/avai/noticia/2025/09/19/avai-mantem-duvida-sobre-eduardo-brock-que-nao-e-liberado-pelo-dm.ghtml], na derrota para o Atlético-GO, por sentir dores. A liberação do departamento médico chegou minutos antes do duelo, durante o aquecimento.
Brock retornou de Goiânia e não participou dos treinos com o restante do elenco. Nos dois dias de preparação, passou por exame que não constatou lesão, apenas mialgia — estresse nos músculos, tendões ou ligamentos causado por exercício excessivo — e ficou em observação, sem a liberação do DM até a véspera da partida, apenas quando entrou em campo para aquecer que recebeu sinal verde para atuar.
A liberação teve influência direta da vontade do atleta em ajudar o time, que já estava desfalcado na zaga com a expulsão de Jonathan Costa, parceiro de Brock na defesa titular. Na coletiva, o técnico Jair Ventura comentou a situação.
— Tivemos um dos períodos, se não o período mais curto de recuperação para esse jogo, e atletas que não estavam 100% mas estão engajados no nosso projeto e sabem da importância deles dentro de campo, como foi o Brock. Outro atleta, se não tivesse o comprometimento que ele tem, por ser um líder, um capitão, não iria correr o risco de uma lesão que poderia tirar ele de praticamente todo um campeonato. Ele fez questão de concentrar, a gente debateu muito da situação de tira ou não tira, da importância. “Ah, tem um clássico no próximo jogo”, mas aquilo que eu falo, o próximo jogo é sempre o mais importante, é nossa final. E ele vai e faz o gol do empate, o gol que nos garante um ponto.
Brock e Cléber são os atletas que mais atuaram pelo Avaí em 2025, com 40 jogos cada. Em todas as partidas, o capitão foi titular, seguido por João Vitor (36) e Marquinhos Gabriel (35) neste quesito. O próximo desafio do Leão será contra a Chapecoense, quinta-feira, às 21h35 (de Brasília), na Arena Condá. O elenco se reapresenta nesta segunda-feira à tarde, treina também na terça, e faz treino matutino na quarta antes da viagem a Chapecó.
Mais notícias do esporte catarinense no ge.globo/sc [https://ge.globo.com/sc/]