Capivara é resgatada por equipes com técnicas de rappel após ficar ilhada no Rio Piracicaba
Animal ficou preso em uma espécie de ilha no manancial e foi retirada por equipes do Corpo de Bombeiros e Pelotão Ambiental na manhã desta quarta-feira (8).
Uma capivara foi resgatada por equipes do Corpo de Bombeiros e Pelotão Ambiental, na manhã desta quarta-feira (8), após ficar ‘ilhada’ no Rio Piracicaba, na região próxima ao Mirante e ao Aquário Municipal, em Piracicaba (SP) [https://de.globo.com/sp/piracicaba-regiao/cidade/piracicaba/]. O animal, que segundo a corporação, pode ter alguma doença ou restrição motora, será analisado por veterinários da prefeitura.
Não há informações precisas sobre o período em que a capivara permaneceu ilhada no Rio Piracicaba. Conforme estimativa dos Bombeiros, é possível que o animal tenha ficado no local por cerca de oito a 15 dias.
O resgate durou cerca de 40 minutos, segundo apuração da EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região, com participação de cinco homens, dois membros do Corpo de Bombeiros e três do Pelotão Ambiental. Foram usadas escadas e técnicas de rappel, com corda, na operação de retirada da capivara no local, que era de difícil acesso.
> “A capivara se encontrava em uma ilha, local de difícil acesso. Provavelmente, o animal esteja com alguma doença. Realizamos o resgate com a equipe da captura de animais da prefeitura. Fizemos o acesso com escadas e a retirada do animal foi feita com uso de cordas”, explicou o primeiro sargento do Corpo de Bombeiros, Vendimiatti.
O Rio Piracicaba e suas margens são locais de habitat natural das capivaras. Regiões próximas de cursos d’água são usadas para a reprodução, alimentação e também servem como esconderijo para se protegerem de predadores. [https://de.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2023/06/13/por-que-existem-tantas-capivaras-vivendo-nas-cidades.ghtml]
VÍDEOS: TUDO SOBRE PIRACICABA E REGIÃO
50 vídeos [https://de.globo.com/sp/piracicaba-regiao/edicao/2021/02/08/videos-tudo-sobre-piracicaba-e-regiao.ghtml]
Veja mais notícias da região no de Piracicaba [https://de.globo.com/sp/piracicaba-regiao/]