Capivara é resgatada por equipes com técnicas de rappel no Rio Piracicaba

Capivara é resgatada por equipes com técnicas de rappel após ficar ilhada no Rio Piracicaba
Animal ficou preso em uma espécie de ilha no manancial e foi retirada por equipes do Corpo de Bombeiros e Pelotão Ambiental na manhã desta quarta-feira (8).

Uma capivara foi resgatada por equipes do Corpo de Bombeiros e Pelotão Ambiental, na manhã desta quarta-feira (8), após ficar ‘ilhada’ no Rio Piracicaba, na região próxima ao Mirante e ao Aquário Municipal, em Piracicaba (SP) [https://de.globo.com/sp/piracicaba-regiao/cidade/piracicaba/]. O animal, que segundo a corporação, pode ter alguma doença ou restrição motora, será analisado por veterinários da prefeitura.

Não há informações precisas sobre o período em que a capivara permaneceu ilhada no Rio Piracicaba. Conforme estimativa dos Bombeiros, é possível que o animal tenha ficado no local por cerca de oito a 15 dias.

O resgate durou cerca de 40 minutos, segundo apuração da EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região, com participação de cinco homens, dois membros do Corpo de Bombeiros e três do Pelotão Ambiental. Foram usadas escadas e técnicas de rappel, com corda, na operação de retirada da capivara no local, que era de difícil acesso.

> “A capivara se encontrava em uma ilha, local de difícil acesso. Provavelmente, o animal esteja com alguma doença. Realizamos o resgate com a equipe da captura de animais da prefeitura. Fizemos o acesso com escadas e a retirada do animal foi feita com uso de cordas”, explicou o primeiro sargento do Corpo de Bombeiros, Vendimiatti.

O Rio Piracicaba e suas margens são locais de habitat natural das capivaras. Regiões próximas de cursos d’água são usadas para a reprodução, alimentação e também servem como esconderijo para se protegerem de predadores. [https://de.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2023/06/13/por-que-existem-tantas-capivaras-vivendo-nas-cidades.ghtml]

VÍDEOS: TUDO SOBRE PIRACICABA E REGIÃO

50 vídeos [https://de.globo.com/sp/piracicaba-regiao/edicao/2021/02/08/videos-tudo-sobre-piracicaba-e-regiao.ghtml]

Veja mais notícias da região no de Piracicaba [https://de.globo.com/sp/piracicaba-regiao/]

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia apreende ônibus com suspeita de drogas em compartimento secreto; VÍDEO

Polícia apreende ônibus que levava mais de 20 paraguaios após suspeita de drogas em ‘compartimento secreto’; VÍDEO

Imagens mostram ‘fundo falso’ no veículo apreendido em Guarujá (SP).

Um ônibus que transportava mais de 20 paraguaios foi apreendido pela Polícia Civil sob suspeita de transportar drogas em Guarujá, no litoral de São Paulo. Nas imagens obtidas pelo DE nesta quinta-feira (9), é possível observar um ‘fundo falso’ no veículo onde os entorpecentes poderiam estar escondidos. Até o momento, nenhuma prisão foi efetuada e nenhum entorpecente foi encontrado.

O veículo foi apreendido na esquina da Avenida Puglisi com a Rua Buenos Aires, no Centro da cidade. Em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo, o delegado da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC), Fabiano Barbeiro, explicou que as investigações apontaram que duas toneladas de entorpecentes tinham Santos como destino.

“Fizemos um acompanhamento desse ônibus, fizemos abordagem e encontramos no interior do ônibus um compartimento falso, um local onde eles estariam guardando as drogas”, afirmou o delegado.

Por meio de nota, a Prefeitura de Santos informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada e auxiliou a Polícia Civil com um cão farejador, altamente treinado para detectar drogas. O animal foi utilizado para inspecionar o veículo e os passageiros paraguaios. Segundo informações da SSP-SP, os paraguaios foram ouvidos e liberados, e o veículo apresentava adulteração no emplacamento, sendo apreendido para realização de perícia junto ao Instituto Criminalística (IC).

Barbeiro afirmou que as investigações continuam para identificar o proprietário do ônibus e todos os envolvidos. Ele mencionou também que a ação tem como alvo o tráfico de drogas em larga escala, principalmente para o abastecimento dos pontos de venda na Baixada Santista. Os passageiros foram encaminhados para o setor de assistência social da Prefeitura de Santos, e o Consulado do Paraguai foi notificado sobre a situação. A administração municipal está apurando a atuação no acolhimento aos paraguaios.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp