Car-T Cell: conheça a terapia celular que ajuda no tratamento do câncer

Objetivo é que a terapia inovadora seja oferecida gratuitamente pelo SUS. (Foto: Bruno Esaki/Agência Brasília)

Uma terapia conhecida como CAR-T Cell tem gerado resultados positivos no tratamento do câncer. Em apenas um mês, um dos voluntários alcançou a remissão total de um linfoma em estágio terminal, o paciente lutava contra a doença há mais de 13 anos.

 

A terapia que consiste em combater a doença utilizando as próprias células de defesa do paciente está sendo desenvolvida e aplicada no Brasil pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão Preto.

 

Até o momento, 14 pacientes tratados com o CAR-T Cell tiveram remissão de ao menos 60% dos tumores. A recuperação foi em unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Recuperação

Aposentado, de 61 anos de idade, o paciente Pedro Pellegrino passou por diversos tratamento ao longo de mais de uma década, porém só através deste método, ele se curou. O idoso já estava em cuidados paliativos quando iniciou a terapia celular.

 

“Eu devo ter feito umas 46 quimioterapias ao longo da minha vida, principalmente de cinco anos pra cá, quando o linfoma começou a me pegar… fora uma série de outros exames e o transplante de medula, nada disso adiantou. Até fico meio sem palavras, mas eu nunca vou esquecer o esforço de cada um deles”, contou o paciente curado.

O método tem como alvo alguns tipos de leucemia e linfomas e funciona através da alteração genética das células de defesa do corpo. O tratamento contra o mieloma múltiplo, que atinge a medula óssea, também é possível, mas ainda não está disponível no país.

 

De acordo com o coordenador do Centro de Terapia Celular da USP, Dimas Covas, a ideia é que esta terapia seja oferecida gratuitamente pelo SUS. “O tratamento é revolucionário, muito rápido. E a nossa intenção é que isso possa ser produzido em escala, o maior número de tratamentos, e ser oferecido pelo SUS. Para isso, é preciso terminar os estudos, que vão demorar em torno de mais um ano, para que ele possa ser registrado e estar disponível a todos os pacientes”, explica o profissional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos