Cardume de mais de 100 raias é flagrado em praia de SC; Biólogo explica comportamento no verão

cardume-de-mais-de-100-raias-e-flagrado-em-praia-de-sc3B-biologo-explica-comportamento-no-verao

VÍDEO: cardume com mais de 100 raias é flagrado em praia de SC próximo da faixa de areia

Biólogo explica que comportamento é comum no verão, quando as raias buscam alimento e reprodução.

Cardume com mais de 100 raias é flagrado em praia de SC; VÍDEO

Cardume com mais de 100 raias é flagrado em praia de SC; VÍDEO

Um cardume de raias foi flagrado na Prainha do Farol de Santa Marta, em Laguna, no Sul de Santa Catarina. Ao analisar as imagens, o biólogo André Neto afirmou que são mais de 100 animais juntos, em um comportamento comum da espécie.

Os vídeos feitos pelo fotógrafo Josimar dos Santos no domingo (1º) mostram o cardume de animais do gênero Rhinoptera, conhecido como raia-ticonha, na área próxima à faixa de areia (assista acima).

Conforme o biólogo, os animais formam grandes cardumes no verão, na região costeira, em busca de alimentos, reprodução e para favorecer a migração.

O verão é época de reprodução dessas raias, e as zonas costeiras e praias oferecem melhores condições para segurança e alimentação. Portanto, usam as praias como rota de passagem formando cardumes que podem chegar a milhares de animais”, disse.

Além disso, os animais ficam próximos uns aos outros como estratégia defensiva, contra predadores, como tubarões maiores, aumentando assim a segurança individual.

O QUE FAZER CASO ENCONTRAR RAIAS NA PRAIA?

As recomendações para quando são avistadas nadando próximas da beira da praia são:

Não se aproxime, não tente tocá-las e não ofereça qualquer tipo de alimento;
Não é necessário evitar o banho de mar;
Para diminuir qualquer chance de pisotear uma raia acidentalmente, entre na água arrastando os pés, assim o animal terá chances de nadar para longe de você;
Caso queira fotografar ou filmar, apenas mantenha uma distância de segurança.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp