Press "Enter" to skip to content

Carga e lacre das urnas eletrônicas começa nesta terça-feira, 20, em Goiânia

Última atualização 19/09/2022 | 17:11

As urnas eletrônicas que serão utilizadas no 1º turno das eleições 2022, marcado para o dia 2 de outubro, em Goiânia, começarão a receber carga e serem lacradas nesta terça-feira,20.

O trabalho acontecerá no anexo II do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Já no interior de Goiás, o procedimento se iniciou nesta segunda-feira,19 em cidades do interior do Estado. A ação acontecerá entre os dias 19 e 30 de setembro.

A carga e o lacre das urnas são feitos após a geração das mídias no equipamento. A ação consiste na transferência para as urnas eletrônicas dos dados dos eleitores, de acordo com as seções eleitorais, bem como dos candidatos que concorrerão nas eleições.

Em seguida, são colocados os lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pelos juízes eleitorais das respectivas zonas eleitorais, promotores e representantes de partidos e coligações, convocados para acompanhar todo o processo.

Cada uma das zonas eleitorais realiza a atividade em seu âmbito de jurisdição. Os editais de convocação do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e integrantes de órgãos partidários são expedidos pelos respectivos juízes eleitorais para as cerimônias de carga e lacre nas urnas eletrônicas, que posteriormente serão distribuídas para todas as seções eleitorais a serem instaladas no dia das eleições.

Processo

De acordo com o disposto nos artigos 83 e 84 da Resolução TSE nº 23.669/2021, as zonas eleitorais, em dia e horário previamente indicados em edital de convocação, realizam a cerimônia pública de preparação das urnas para o pleito.

O evento é aberto ao público, com participação da imprensa, dos partidos políticos, de candidatos, de representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, é presidio por juízes eleitorais.

Na ocasião, as urnas são configuradas para as seções eleitorais, primeiro com a inserção do cartão de memória, contendo as informações de candidatos, cargos e os eleitores que votam na referida seção. Em seguida, é realizado o teste da urna para verificar se os dispositivos estão funcionando corretamente.

Por fim, todos os compartimentos da urna são lacrados e o equipamento já identificado por município, local de votação e seção eleitoral é guardado na sua respectiva caixa. Os lacres são assinados pelo juiz eleitoral e por todas as autoridades presentes. Ao final da cerimônia é realizada auditoria por amostragem das urnas preparadas.

Essa auditoria é a mais importante de todo o processo eleitoral, pois é realizada em todas as zonas eleitorais do País garantindo ampla amostragem e significativa publicidade dos procedimentos. A cerimônia tem grande relevância, pois se insere no contexto do combate à desinformação, na medida em que funciona como uma das muitas demonstrações de transparência e confiabilidade do processo de votação eletrônica no Brasil.