DE e Ancelotti se acertam e encaminham renovação de contrato até a Copa de 2030
Partes já têm um acordo verbal, e expectativa é de que novo vínculo seja assinado em fevereiro. Treinador italiano volta de férias e chega ao Rio de Janeiro nesta sexta
Carlo Ancelotti analisa adversários do Brasil na Copa do Mundo
DE e Carlo Ancelotti já têm um acordo para a renovação do contrato do treinador até a Copa de 2030. O italiano chega ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira, após passar férias e festas de fim de ano no exterior, e a expectativa é de que o novo vínculo seja assinado nas primeiras semanas de fevereiro, garantindo assim mais um ciclo no comando do Brasil.
As conversas para a continuidade do trabalho tiveram início em outubro e avançaram na reta final do ano, com o aval de Carleto para os termos indicados pela Confederação Brasileira de Futebol. Com o ok entre as partes, a formalização do novo contrato depende apenas de questões burocráticas e já está em debate no departamento jurídico para cláusulas e pormenores.
Ancelotti já tem o maior salário entre técnico de seleções no mundo, cerca de 10 milhões de euros por ano (R$ 63,4 milhões), e a extensão se dará por condições similares, com ajustes em bonificações por conquistas. O contrato atual prevê ainda um bônus de 5 milhões de euros (R$ 31,7 milhões) caso o Brasil conquiste o hexa na Copa de 2026.
Satisfeito com a dinâmica de trabalho que dá maior liberdade para dividir o tempo entre a família no Canadá e o Rio de Janeiro, o treinador de 66 anos não esconde o desejo pela permanência, e as tratativas para continuidade foram definidas como “naturais e consensuais”. A avaliação da diretoria é de que o treinador recolocou a Seleção nos trilhos e elevou as expectativas para a Copa de 2026 com um time competitivo.
A mensagem de que o desejo da renovação está desconectado do resultado na Copa é fundamental para a gestão da entidade. Com a extensão iminente do treinador, a tendência é de que a DE trabalhe também para a continuidade de todo o departamento de seleções para mais um ciclo de Copa do Mundo.
Em 2030, o Mundial será disputado em Portugal, Espanha e Marrocos, com partidas ainda em Argentina, Uruguai e Paraguai como celebração do centenário da competição.
Antes do empate com a Tunísia, em Lille, em novembro do ano passado, Ancelotti chegou a brincar sobre a renovação:
> – A verdade é que o contrato antes do Mundial é mais barato e depois pode ser muito mais caro.
Carlo Ancelotti está no comando da Seleção desde o fim de maio deste ano. Foram oito partidas disputadas, com quatro vitórias, dois empates, duas derrotas, com 14 gols marcados e cinco sofridos. Em março, o Brasil encara a França, dia 26, em Boston, e a Croácia, dia 31, em Orlando, nos últimos amistosos antes da convocação para a Copa do Mundo.
A Seleção está no Grupo C da Copa do Mundo e estreia no dia 11 de junho, diante de Marrocos, em Nova Jersey. Em seguida, o Brasil enfrenta o Haiti, dia 19, na Filadélfia, e encerra a primeira fase contra a Escócia, dia 24, em Miami.




