Carnaval 2018 da Cidade de Goiás traz temática do Cerrado Goiano

 A Cidade de Goiás conta com marchinhas, blocos, shows, matinês para crianças e programação animada durante os quatro dias de Carnaval. A temática de 2018 é a preservação da fauna e flora do cerrado goiano e a importância das nascentes dos rios. Praça do Coreto, Largo do Rosário, Mercado de Goiás e a Praça de Eventos contarão com decorações temáticas, segundo a secretária de Cultura da Cidade de Goiás, Flávia Rabelo.

A antiga capital do estado tem grande influência da cultura afro-descendente para o seu carnaval que conta na sexta-feira, 9, com Afoxé Pilão de Prata saindo do Alto de Santana e pedindo para que Oxalá transmita paz para o carnaval e para a cidade durante todo o ano. Além disso, a Bateria da Mocidade Independente sai do Setor Aeroporto e segue até a Praça de Eventos.

Nos dias 9, 10, 11 e 12, o coreto abre as festividades, no Centro Histórico da Cidade, com carnaval para família, crianças e idosos. À 1 hora da manhã começam as festividades na Praça de Eventos, focando no folião mais jovem. A festa vai até 4 horas da manhã. “O carnaval da Cidade de Goiás é o mais tradicional do estado. Temos marchinhas carnavalescas todos os dias na praça do coreto”, reforça a secretária Flávia Rabelo.

No sábado, a praça do Largo do Rosário traz folia com os grupos Carnaval dos Amigos, Heróis do Botequim e Balaio de Bambas. No domingo, 11, acontece a 15ª edição do Samba no Mercado, com Heróis do Botequim e Vila Boa Samba Atoa durante o dia e desfile das escolas de samba na parte da noite, com destaque para a centenária União Goiana. Nas quatro noites, a Praça de Eventos traz ainda outros ritmos do carnaval com bandas de axé, samba e sertanejo. No domingo, a Banda Alternativa fecha a noite. Mari Camargo e Ruth fazem show na noite da segunda, encerrando as festividades na madrugada de terça-feira.

Vale lembrar que o Mercado de Goiás é o principal ponto gastronômico da cidade. Bares da Praça do Coreto trazem diversas comidas típicas do estado e ainda é possível encontrar comidas alternativas com barracas e food trucks na Praça do Coreto.

A Secretaria de Cultura da Cidade de Goiás espera 20 mil pessoas para o carnaval, com 10 mil turistas e a população local. Para os interessados, a cidade conta com 23 pousadas e hotéis, com oferta de 1.300 leitos. A maioria, localizada no Centro Histórico de Goiás. As pousadas e hotéis já estão ocupados para o Carnaval, segundo Flávia, mas ainda há espaço para os turistas. Há ainda muita procura para casas de aluguel e os hotéis fazendas no entorno da cidade, que oferecerem atividades de ecoturismo, com aventuras que agregam ao valor histórico da cidade, com atividades como o camping.

O Hotel Vila Boa, localizado no Morro do Chapéu do Padre, tem 33 quartos e capacidade para até 80 pessoas. O gerente Luis Aquino diz que no ano passado o local teve 90% de ocupação, enquanto até o momento, para 2018, 20% das vagas entre os dias 9 e 14 de fevereiro já estão ocupadas. O hotel oferece pacotes com quatro diárias, incluindo café da manhã e almoço no local.
Quem quiser passar o feriado na cidade pode buscar mais informações sobre hotéis e atividades no telefone (62) 3371-7713.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos