A antiga capital do estado tem grande influência da cultura afro-descendente para o seu carnaval que conta na sexta-feira, 9, com Afoxé Pilão de Prata saindo do Alto de Santana e pedindo para que Oxalá transmita paz para o carnaval e para a cidade durante todo o ano. Além disso, a Bateria da Mocidade Independente sai do Setor Aeroporto e segue até a Praça de Eventos.
Nos dias 9, 10, 11 e 12, o coreto abre as festividades, no Centro Histórico da Cidade, com carnaval para família, crianças e idosos. À 1 hora da manhã começam as festividades na Praça de Eventos, focando no folião mais jovem. A festa vai até 4 horas da manhã. “O carnaval da Cidade de Goiás é o mais tradicional do estado. Temos marchinhas carnavalescas todos os dias na praça do coreto”, reforça a secretária Flávia Rabelo.
No sábado, a praça do Largo do Rosário traz folia com os grupos Carnaval dos Amigos, Heróis do Botequim e Balaio de Bambas. No domingo, 11, acontece a 15ª edição do Samba no Mercado, com Heróis do Botequim e Vila Boa Samba Atoa durante o dia e desfile das escolas de samba na parte da noite, com destaque para a centenária União Goiana. Nas quatro noites, a Praça de Eventos traz ainda outros ritmos do carnaval com bandas de axé, samba e sertanejo. No domingo, a Banda Alternativa fecha a noite. Mari Camargo e Ruth fazem show na noite da segunda, encerrando as festividades na madrugada de terça-feira.
Vale lembrar que o Mercado de Goiás é o principal ponto gastronômico da cidade. Bares da Praça do Coreto trazem diversas comidas típicas do estado e ainda é possível encontrar comidas alternativas com barracas e food trucks na Praça do Coreto.
A Secretaria de Cultura da Cidade de Goiás espera 20 mil pessoas para o carnaval, com 10 mil turistas e a população local. Para os interessados, a cidade conta com 23 pousadas e hotéis, com oferta de 1.300 leitos. A maioria, localizada no Centro Histórico de Goiás. As pousadas e hotéis já estão ocupados para o Carnaval, segundo Flávia, mas ainda há espaço para os turistas. Há ainda muita procura para casas de aluguel e os hotéis fazendas no entorno da cidade, que oferecerem atividades de ecoturismo, com aventuras que agregam ao valor histórico da cidade, com atividades como o camping.
O Hotel Vila Boa, localizado no Morro do Chapéu do Padre, tem 33 quartos e capacidade para até 80 pessoas. O gerente Luis Aquino diz que no ano passado o local teve 90% de ocupação, enquanto até o momento, para 2018, 20% das vagas entre os dias 9 e 14 de fevereiro já estão ocupadas. O hotel oferece pacotes com quatro diárias, incluindo café da manhã e almoço no local.
Quem quiser passar o feriado na cidade pode buscar mais informações sobre hotéis e atividades no telefone (62) 3371-7713.