Carnaval 2026 em Bauru: Escolas da Segunda Noite com Homenagens e Sustentabilidade

carnaval-2026-em-bauru3A-escolas-da-segunda-noite-com-homenagens-e-sustentabilidade

Carnaval 2026: escolas da segunda noite de desfile em Bauru apostam em homenagens e consciência ambiental

Desfiles de segunda-feira (16) do Carnaval de Bauru (SP) destacam trajetória da bailarina Dalva Correa, tributo à Mangueira e alerta sobre preservação ambiental.

De segunda-feira a 16 de Fevereiro de **2026** em Bauru (SP) nesta segunda-feira (16) será marcada por homenagens biográficas, exaltação ao samba carioca e mensagens de sustentabilidade.

Na segunda-feira (16) três agremiações tradicionais Estação Primeiro de Agosto, Coroa Imperial e Tradição da Zona Leste entram na avenida com cerca de 900 componentes no total, buscando o título com enredos que unem a história local ao folclore brasileiro. (confira no final da reportagem o cronograma completo).

⭐ ESTAÇÃO PRIMEIRO DE AGOSTO

Mocidade Unida da Vila Falcão e Estação Primeiro de Agosto finalizam preparativos em Bauru

Terceira colocada no último Carnaval, sua melhor marca histórica, a Estação Primeiro de Agosto busca o título inédito com um enredo biográfico. A escola contará a trajetória de Dalva Correa, um dos nomes mais expressivos da dança em Bauru.

“Dalva foi homenageada por grandes maestros e por bailarinos, teve mais de 6 mil alunos, dançou até os 73 anos ganhando prêmios em Veneza e no México. É uma contemplação para os grandes feitos dessa grande mulher”, conta José de Bara de Figueiredo, carnavalesco, em entrevista à TV TEM.

Tobias Terceiro, presidente da escola, conta que irão levar um desfile objetivo e técnico para ganhar o grande prêmio.

⭐ COROA IMPERIAL

Escolas de samba de Bauru intensificam ensaios para desfiles

Com 34 anos de história, a Coroa Imperial decidiu homenagear sua madrinha carioca: a Estação Primeira de Mangueira. Embora o centenário da escola do Rio seja apenas em 2028, a agremiação bauruense antecipou as celebrações.

Ao todo, 300 integrantes irão desfilar de rosa e verde para a Coroa Imperial nesta segunda-feira (16). O carnavalesco Gilson Jacintho explica que o desfile traz referências às religiões de matriz africana e resgata versos clássicos, como “Atrás da verde e rosa só não vai quem já morreu”.

⭐ TRADIÇÃO DA ZONA LESTE

Fundada em 2003 e quinta colocada no carnaval de 2025, a Tradição da Zona Leste leva para a avenida uma mensagem de conscientização.

Na escola, que irá para a avenida com cerca de 300 integrantes e quatro carros alegóricos, o samba-enredo foca na figura de uma indígena encantada e protetora das florestas, para alertar sobre a preservação do meio ambiente.

A presidente Gisele Aparecida Baroni destaca que o objetivo é fazer com que o público entenda a necessidade de preservar a natureza.

6 de 5 Escola de Samba Tradição da Zona Leste — Foto: TV TEM/reprodução

Escola de Samba Tradição da Zona Leste — Foto: TV TEM/reprodução

APURAÇÃO

A apuração das notas do Carnaval de 2026 de Bauru está marcada para quarta-feira (18), às 15h, no Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva, localizado na sede da Secretaria de Cultura, na Avenida Nações Unidas, 8-9, no Centro.

A Comissão Julgadora será formada por 18 jurados, sendo dois especialistas para cada um dos nove quesitos avaliados: bateria, harmonia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, enredo e fantasias.

Já a disputa entre os blocos contará com dez julgadores. Neste caso, serão dois jurados para cada um dos cinco quesitos regulamentares, que incluem bateria, samba-enredo, evolução e empolgação, enredo e o conjunto de fantasias, alegorias e adereços.

CRONOGRAMA COMPLETO

A Prefeitura de Bauru (SP) destaca, para os desfiles gratuitos do Carnaval 2026 na avenida Jorge Zaiden, o público pode entrar com caixas térmicas, mas é proibida a presença de garrafas de vidro e objetos cortantes.

Além disso, é proibido o uso de rojões e fogos de artifício, tanto por parte do público como também das escolas de samba e blocos. Portanto, confira o cronograma completo da última noite:

Segunda-feira (16):

19h30 – Realeza
20h – Bloco Fiel Macabra
20h50 – Escola de Samba Estação Primeiro de Agosto
22h – Escola de Samba Tradição da Zona Leste
23h10 – Escola de Samba Coroa Imperial da Grande Cidade

Destaques DE DE MARÍLIA

Coreógrafo do interior de SP assina performance de dupla francesa que foi ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno

Homem desaparece após sair para comprar ingredientes para bolo em Bauru, diz família

Piloto de moto qAMESduringtrt Rally Baja atingiu árvore no percurso em Botucatu

Veja mais notícias da região no DE DE Marília

VÍDEOS: ASSISTA ÀS REPORTAGENS DA REGIÃO

50 vídeos

**ASSUNTOS RELACIONADOS:**
– Carnaval
– Cultura
– Enredos das escolas de samba
– Bauru

Esse foi um breve resumo das escolas de samba na segunda noite de desfile em Bauru no Carnaval de 2026. Aproveite para conferir esse espetáculo de homenagens e consciência ambiental que acontece na cidade.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp