Carnaval 2026: O que abre e fecha no Rio durante o feriadão

carnaval-20263A-o-que-abre-e-fecha-no-rio-durante-o-feriadao

Carnaval 2026: veja o que abre e o que fecha durante o feriadão no Rio

O Rio já está no clima da folia, e o feriado de carnaval vai alterar o funcionamento de serviços na cidade. Bancos, supermercados e unidades de saúde terão horários especiais, enquanto alguns serviços essenciais mantêm o funcionamento.

Confira abaixo o que abre e o que fecha durante os dias de folia.

DE

Grupo Especial do Rio ganha 25 subquesitos na apuração

DE

BANCOS

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda (16) e na terça-feira (17).

Na Quarta-Feira de Cinzas (18), as agências abrirão a partir das 12h, no horário de Brasília (DF), com encerramento no horário normal de fechamento das agências.

Nos locais onde as agências fecham antes das 15h, o início do expediente bancário na quarta-feira será antecipado, para garantir no mínimo 3 horas de atendimento presencial ao público.

Durante o feriado, os clientes podem utilizar caixas eletrônicos, internet e aplicativos de transação. As contas que vencem nesses dias podem ser pagas no dia útil seguinte sem multas ou juros. Outra opção é acessar o aplicativo pelo celular ou computador ou por meio de ligações.

TRANSPORTES

Metrô

O metrô funcionará 24 horas durante os seis dias de carnaval. As composições vão circular sem interrupção a partir das 5h de sexta-feira (13) até meia-noite de Quarta-feira de Cinzas.

Para quem vai à Marquês de Sapucaí ou ao Terreirão do Samba, as estações indicadas são Central e Praça Onze.

Na sexta-feira (13), a Linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo. As linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre Central do Brasil/Centro e Botafogo.

De sábado (14) até a Quarta-feira de Cinzas, a Linha 2 circulará entre Pavuna e General Osório/Ipanema, a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

No sábado (21), quando acontece o Desfile das Campeãs, o metrô volta a funcionar na madrugada até as 23h de domingo (22).

Trens

A Supervia vai reforçar a operação dos trens, de sexta (13) até Quarta-feira de Cinzas. A Central do Brasil permanecerá aberta 24h. Durante as madrugadas, as demais estações funcionarão apenas para desembarque de passageiros.

Haverá trens extras saindo da Central do Brasil com destino aos ramais Santa Cruz (22h30, 0h, 1h, 2h, 3h, 4h e 5h), Japeri (22h50, 0h20, 1h30, 2h30, 3h30, 4h30 e 5h30), Saracuruna (22h30, 0h, 1h, 2h, 3h, 4h e 5h) e Belford Roxo (0h20, 2h20 e 4h20).

Para os megablocos, os ramais Japeri e Santa Cruz terão intervalos reduzidos nos dias 14, 15 e 17, com viagens de ida a cada 15 minutos, e de volta a cada 20 minutos.

A Supervia recomenda que os passageiros usem a ferramenta “Planeje sua Viagem” ou entrem em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 726 9494.

Barcas

A prestadora de serviços Barcas Rio também montou uma operação especial no carnaval.

Nos dias 14, 15, 17, durante os desfiles dos blocos Cordão do Bola Preta, Cordão do Boitatá e Fervo da Lud, a Linha Arariboia-Praça XV vai operar com grade especial, com intervalos de 30 minutos, reduzidos para 15 minutos nos períodos das 7h às 10h e das 12h às 15h, em ambos os sentidos (viagens extras).

No dia 22, haverá intervalos de 30 minutos, reduzidos para 20 minutos nos períodos das 7h às 10h e das 12h às 15h, em ambos os sentidos (viagens extras).

No dia 16, a linha Arariboia funcionará em grade especial, com intervalo de 30 minutos e viagens extras.

Charitas vai operar em grade especial, com intervalo de 60 minutos, nos dias 16 e 17, sendo no sentido Charitas/Praça XV das 7h às 10h e das 16h30 às 19h30, e no sentido Praça XV/Charitas das 7h30 às 10h30 e das 16h às 19h, com viagens extras.

Na Quarta-feira de Cinzas, a linha Arariboia adotará grade especial, com intervalo de 20 minutos e viagens extras.

Na mesma data, a Linha Charitas vai operar em grade especial, com intervalo de 30 minutos, no sentido Praça XV/Charitas das 10h30 às 12h e das 16h às 21h, e no sentido Charitas/Praça XV das 10h30 às 12h e das 16h30 às 20h30, também com reforço de viagens.

A Linha Cocotá funcionará em grade especial, com viagens extras no sentido Cocotá/Praça XV às 07h, 08h e 10h20, e no sentido Praça XV/Cocotá às 17h30, 18h40 e 19h50.

No dia 21, durante o bloco da Anitta, a Linha Arariboia circulará com grade regular, com intervalo de 30 minutos, reduzidos para 20 minutos das 07h às 10h e das 12h às 15h, em ambos os sentidos, como reforço operacional

No dia 01/03, em razão do evento Boto Marinho (não oficial), a Linha Paquetá vai seguir com grade regular de dia não útil, com reforço de quatro viagens extras por sentido nos períodos da manhã e da tarde. Além disso, serão feitas duas viagens extras no sentido Paquetá e duas no sentido Praça XV, sendo a primeira no sentido Praça XV/ Paquetá no dia anterior ao evento (28/02).

Os horários podem ser consultados no site do consórcio.

Ônibus

Durante os dias de desfile, haverá reforço na operação dos serviços noturnos de ônibus que atendem a região do Sambódromo, com linhas integradas ao Terminal Gentileza, ampliando as opções de deslocamento para o público.

Estão previstas as linhas SN104 (Terminal Gentileza x São Conrado), SN474 (Méier x Copacabana), SN209 (Caju x Candelária), SN298 (Acari x Castelo), SN624 (Mariópolis x Praça da República) e SN312 (Penha x Candelária).

BRT

Nos dias dos desfiles da Série Especial, os serviços 60 e 80 do BRT, que já operam 24 horas, terão reforço de frota a partir do Terminal Gentileza, enquanto os demais serviços com operação ininterrupta seguirão funcionando normalmente em toda a cidade.

Para os desfiles na Estrada Intendente Magalhães, a recomendação é que o público utilize as estações Campinho ou Pinto Teles, que terão horário especial de funcionamento. O retorno após os desfiles deverá ser feito pelo Terminal Paulo da Portela, a partir das 4h, ou pela estação Madureira–Manaceia, aberta 24 horas.

UNIDADES DE SAÚDE

As unidades 24 horas da rede municipal de saúde – UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III – vão funcionar ininterruptamente durante o carnaval até a Quarta-Feira de Cinzas.

O Super Centro Carioca de Vacinação de Botafogo funcionará normalmente durante todos os dias de carnaval e na Quarta-Feira de Cinzas, das 8h às 22h, inclusive para profilaxia pós-exposição (PEP).

As unidades do Super Centro de Vacinação da Zona Oeste, localizada no ParkShoppingCampoGrande, e da Zona Norte, que fica no Shopping Nova América, funcionarão de acordo com os horários dos centros comerciais.

O Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, terá funcionamento normal na sexta-feira (13) e na Quarta-Feira de Cinzas. No sábado, na segunda e na terça de carnaval, não abrirá.

As unidades de Atenção Primária – centros municipais de saúde, clínicas da família, centros de atenção psicossocial, policlínicas e centros municipais de reabilitação – funcionarão no dia 13 de fevereiro das 8h às 12h; e no sábado (14) em seu respectivo horário. Na segunda e na terça, não abrirão. Já na Quarta-Feira de Cinzas funcionarão a partir das 13h.

Unidades que funcionam 24 horas:

– Hospital Municipal Souza Aguiar – Centro
– Hospital Municipal Miguel Couto – Gávea
– Hospital Municipal Salgado Filho – Méier
– Hospital Municipal Lourenço Jorge – Barra da Tijuca
– Hospital Municipal Pedro II – Santa Cruz
– Hospital Municipal Rocha Faria – Campo Grande
– Hospital Municipal Albert Schweitzer – Realengo
– Hospital Municipal Evandro Freire – Ilha do Governador
– Hospital Municipal Rocha Maia – Botafogo
– Hospital Municipal Francisco da Silva Telles – Irajá
– Hospital do Andaraí – Andaraí
– Hospital Cardoso Fontes – Jacarepaguá
– Hospital Maternidade Fernando Magalhães – São Cristóvão
– Hospital Maternidade Carmela Dutra – Lins de Vasconcelos
– Hospital Maternidade Herculano Pinheiro – Madureira
– Hospital Maternidade Alexander Fleming – Marechal Hermes
– Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda – Centro
– Hospital Maternidade Paulino Werneck – Ilha do Governador
– Hospital da Mulher Mariska Ribeiro – Bangu
– Maternidade Leila Diniz – Barra da Tijuca
– Maternidade da Rocinha – Rocinha
– Serviço de emergência da Policlínica César Pernetta – Méier
– Instituto Municipal Philippe Pinel – Botafogo
– UIS Arthur Villaboim – Paquetá
– UPA de Vila Kennedy
– UPA da Rocinha
– UPA do Complexo do Alemão
– UPA da Cidade de Deus
– UPA Manguinhos
– UPA de Santa Cruz / João XXIII
– UPA do Engenho de Dentro
– UPA de Madureira
– UPA de Costa Barros
– UPA de Senador Camará
– UPA Sepetiba
– UPA Paciência
– UPA Magalhães Bastos
– UPA Rocha Miranda
– UPA Del Castilho
– Centro de Emergência Regional Centro
– Centro de Emergência Regional Leblon
– Centro de Emergência Regional Barra
– Centro de Emergência Regional Ilha
– Centro de Emergência Regional Realengo
– Centro de Emergência Regional Campo Grande
– Centro de Emergência Regional Santa Cruz
– Centro de Emergência Regional Andaraí
– Centro de Atenção Psicossocial Maria do Socorro Santos
– Centro de Atenção Psicossocial Franco Basaglia
– Centro de Atenção Psicossocial Fernando Diniz
– Centro de Atenção Psicossocial João Ferreira Filho
– Centro de Atenção Psicossocial Profeta Gentileza
– Centro de Atenção Psicossocial Severino dos Santos
– Centro de Atenção Psicossocial Clarice Lispector
– Centro de Atenção Psicossocial Manoel de Barros
– Centro de Atenção Psicossocial Arthur Bispo do Rosário
– Centro de Atenção Psicossocial Rubens Corrêa
– Centro de Atenção Psicossocial Lima Barreto
– Centro de Atenção Psicossocial Torquato Neto
– Centro de Atenção Psicossocial Ernesto Nazareth
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Raul Seixas
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Paulo da Portela
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Miriam Makeba
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Antônio Carlos Mussum
– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Dona Ivone Lara
– Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Maria Clara Machado
– Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Maurício de Souza
– Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Eliza Santa Roza

COMÉRCIO

SUPERMERCADOS

Guanabara

A rede de Supermercados Guanabara informa que o horário de funcionamento das lojas será normal durante todo o carnaval. Com isso, todas as 28 unidades estarão abertas das 7h às 22h, de sexta-feira (13) até a Quarta-feira de Cinzas (18/), exceto no domingo (15), quando elas funcionarão até as 18h — menos as unidades da Barra da Tijuca, de Campo Grande (Rio do A), do Recreio dos Bandeirantes, de Niterói e de São Gonçalo, que ficarão abertas até as 20h.

Mundial

As lojas funcionarão em horário normal, no sábado (14), domingo (15) e quarta-feira (18). Na segunda (16), as lojas ficarão abertas até as 18h e na terça-feira (17) não abrirão.

SHOPPINGS

Botafogo Praia Shopping

– Sábado (14/02) – Lojas e Quiosques – 10h às 22h | Alimentação e Restaurantes – 12h às 22h Domingo (15/02) – Lojas e Quiosques – 13h às 21h | Alimentação e Restaurantes – 12h às 21h
– Segunda-feira (16/02) – Lojas e Quiosques – 10h às 22h | Alimentação e Restaurantes – 12h às 22h
– Terça-feira (17/02) – Lojas e Quiosques – Fechados | Alimentação e Restaurantes – 12h às 21h
– Quarta-feira (18/02) – Lojas e Quiosques – 12h às 22h | Alimentação e Restaurantes – 12h às 22h
– Cinema – De acordo com a programação de filmes

Madureira Shopping

– Sábado (14/02) – Lojas e Quiosques | Alimentação | Cinema – 10h às 18h
– Domingo (15/02) – Lojas e Quiosques | Alimentação | Cinema – Fechado
– Segunda-feira (16/02) – Lojas e Quiosques | Alimentação | Cinema – Fechado
– Terça-feira (17/02) – Lojas e Quiosques | Alimentação | Cinema – Fechado
– Quarta-feira (18/02) – Lojas e Quiosques – 10h às 22h | Alimentação e Restaurantes – 10h às 22h | Cinema – De acordo com a programação de filmes
– Cartório – Todos os dias, das 9h às 12h

Shopping Nova América

– Sábado (14/02): Lojas e quiosques: 10h às 22h | Alimentação: 10h às 22h | Restaurantes e Rua do Rio: 11h às 23h
– Domingo (15/02): Lojas e quiosques: 13h às 21h | Alimentação: 11h às 22h | Restaurantes e Rua do Rio: 11h às 22h
– Segunda-feira (16/02): Lojas e quiosques: 10h às 22h | Alimentação: 11h às 22h | Restaurantes e Rua do Rio: 11h às 23h
– Terça-feira (17/02): Lojas e quiosques: Fechados | Alimentação: 11h às 21h | Restaurantes e Rua do Rio: 11h às 22h
– Quarta-feira (18/02): Lojas e quiosques: 10h às 22h | Alimentação: 10h às 22h | Restaurantes e Rua do Rio: 11h às 23h
– Cinema – De acordo com

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp