Carnaval de SP será monitorado por 365 câmeras e drones nos megablocos
Expectativa é de 16 milhões de pessoas nas ruas. Prefeitura de DE detalhou organização em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (20/2)
São Paulo — A Prefeitura de São Paulo detalhou nesta quinta-feira (20/2) como será a organização do Carnaval de 2025 na cidade. Ao todo, são esperados 16 milhões de pessoas nas ruas ao longo dos três próximos finais de semana, contando o pré e o pós Carnaval.
A principal novidade da organização deste ano é a utilização de câmeras de monitoramento e reconhecimento fácil do programa Smart Sampa. Serão 365 equipamentos espalhados pelos 14 megablocos, além de 20 drones.
Bloco Tarado Ni Você percorreu ruas do centro de SP no primeiro dia de Carnaval
Jessica Bernardo/Metrópoles
De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, haverá um “exército” de agentes monitorando as imagens e prisões podem ocorrer no meio dos blocos.
Além das câmeras e drones, um cachorro robô equipado com câmeras também frequentará os blocos de maior público, que contarão com policiais militares e guardas civis metropolitanos à paisana no meio de foliões.
A Prefeitura de São Paulo prevê uma movimentação de R$ 3,4 bilhões no carnaval deste ano, com 50 mil empregos gerados. Ao todo, 15 mil vendedores ambulantes estão credenciados para atuar no evento.
Durante a apresentação, a prefeitura não detalhou nenhum plano para lidar com possíveis tempestades e alagamentos durante os blocos de rua. Quando questionado, o secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, afirmou que o plano consistia apenas nos alertas que são enviados pelo Defesa Civil.
O desfile das escolas de samba contará com 32 agremiações. De acordo com a Liga das Escolas de São Paulo, são esperadas 70 mil pessoas no sambódromo do Anhembi, na zona norte, em cada dia de desfile. Ao todo, serão mais de 4 mil profissionais envolvidos.
A Prefeitura de São Paulo informou que mais de 1,3 mil linhas de ônibus vão operar no Carnaval ao longo dos fins de semana do pré-Carnaval, Carnaval e pós-Carnaval. Durante a madrugada, serão 150 linhas de ônibus em funcionamento. Para os desfiles no Anhembi, uma operação especial colocará 1,9 mil ônibus para fazer trajetos até o local.