Press "Enter" to skip to content

Carnaval dos Amigos deve reunir cem mil pessoas na Avenida Mutirão

Última atualização 31/01/2024 | 18:03

A tradição do Carnaval dos Amigos continua em Goiânia, mas este ano ganha uma nova localização. A Prefeitura da cidade promoveu mudanças e, assim, a Avenida Mutirão será palco desse grande evento de pré-carnaval. O 23º Carnaval dos Amigos promete agitar a população, com a expectativa de reunir cerca de 100 mil pessoas.

O “epicentro” da celebração será entre a T-55 e a Avenida 85, com uma estrutura robusta para os foliões dos blocos e para o público em geral, com entrada é gratuita.

O evento começa às 15h, abrangendo diversos estilos musicais, com destaque para apresentações como Hugo e Ray, Maristela Müller, Bloco Eduardo e Mônica, Dj Múcio, Dj Cássia, Biguli (Monobloco) e Mário Broder (Farofa Carioca).

Além do Carnaval dos Amigos será montada na avenida a estrutura da Liga dos blocos pré-Carnaval oficial de Goiânia que também terá grandes shows. A concentração do Carnaval dos Amigos será entre a T-55, passando pela T-10 até chegar na Av.85.  Entre a T-9 e a T-55 ficará a estrutura da Liga.

Órgãos de Segurança como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana estarão presentes. A PM, durante reunião de planejamento afirmou que cerca de 300 policiais trabalharão no evento.  Agentes de Trânsito vão atuar para diminuir o impacto no trânsito da cidade.

Xexéu, um dos organizadores, destaca a importância do Carnaval dos Amigos para a revitalização do Carnaval em Goiânia, convidando a população para celebrar a vida na Avenida.

“Estamos fazendo essa festa há 23 anos e sabemos da importância do Carnaval dos Amigos para revitalização do Carnaval em Goiânia. Quando começamos não tinha nada e agora temos uma grande cena de pré-Carnaval e até mesmo nos dias da folia. O Carnaval dos Amigos é o Carnaval das famílias é uma festa para todos”, destaca Xexéu.

Atrações

Neste ano, o blocos do Carnaval dos Amigos vai reunir o Bloco dos Amigos, Bloco Café Nice, Pedacinho do Xéu,  Bloco do Madá, Bloco do Carneiro. Esses blocos prometem agitar a cidade toda com atrações locais e artistas da Bahia e Rio de Janeiro.

Bloco do Café Nice, Pedacinho do Xéu e dos Amigos estarão juntos neste ano e a atração principal será o grupo Casuarina do Rio de Janeiro, mas terá ainda Heróis de Botequim, Banda Nòys é Nóys, Marquinho SP e Bateria Coró de Pau.

No Bloco do Madá, Sérgio Loroza e Matheuzinho estarão como atrações principais.

Para os amantes de Axé o cantor Tomate estará no Bloco do Carneiro que terá ainda os DJs Jesus Luz, Gladd e Geison Look. Vão animar a festa ainda os grupos Di Propósito, Bogottá e  25Zeroum.

Outros carnavais

A celebração já se estabeleceu como parte essencial do calendário oficial de eventos tanto da capital goiana quanto do estado. Em sua 23ª edição, em 2024, o Carnaval dos Amigos continua a demonstrar sua robustez, atraindo não apenas os habitantes locais, mas também um público significativo de outras cidades.

Inspirado nos renomados carnavais de metrópoles como Rio de Janeiro, Recife e Olinda, o Bloco dos Amigos teve sua origem em 2003 quando o advogado Rener Bilac, junto a um grupo de amigos, decidiu criar um evento informal.

Inicialmente, a ideia era reunir-se num sábado anterior ao carnaval, desfrutar de uma tarde animada em um bar e, em seguida, dirigir-se ao Parque Vaca Brava, devidamente trajados com fantasias e acompanhados de uma banda ao vivo. Essa iniciativa deu origem ao Bloco dos Amigos.

Com o tempo, novos blocos foram surgindo, impulsionando o crescimento do evento e conquistando o coração dos goianienses. A consolidação desse movimento levou à criação da Liga do Carnaval dos Amigos, que unifica os blocos e coordena a realização de uma grandiosa festa gratuita para toda a população.

Desde então, a tradição se mantém viva, com os foliões se reunindo nos blocos que começam simultaneamente em diversas localidades. Por volta das 18 horas, todos convergem para as ruas, culminando na última parte do evento com um espetáculo gratuito aberto ao público.