Carnaval e Quarta-Feira de Cinzas: veja o que abre e o que fecha em Divinópolis
Serviços relacionados à Prefeitura terão seus horários modificados a partir da próxima segunda-feira (3).
Os serviços públicos da cidade passarão por alterações de funcionamento devido ao Carnaval e a Quarta-Feira de Cinzas. Segundo a Prefeitura, os serviços essenciais para a população não serão interrompidos. Confira as mudanças abaixo.
A partir de segunda (3) e terça (4), tanto os setores administrativos quanto as unidades de assistência seguirão o ponto facultativo. No entanto, os serviços essenciais, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS III e CAPS AD), Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e ambulatório de arboviroses, funcionarão normalmente.
No entanto, na Quarta-Feira de Cinzas, todas as unidades de assistência e os setores de apoio retornam ao expediente normal. Os servidores do nível central como da Prefeitura e das secretarias, assim como da Coordenadoria de Controle/Tratamento Fora de Domicílio (TFD), estarão em regime de sobreaviso devido ao fechamento dos prédios multifuncionais.
SERVIÇOS URBANOS
A coleta de resíduos domiciliares seguirá normalmente na terça-feira (4), com o turno diurno iniciando às 7h e o turno noturno às 16h.
MEIO AMBIENTE E ESPORTE
O Parque da Ilha estará aberto normalmente, das 7h às 20h. Entretanto, os ginásios poliesportivos dos bairros Centro, Niterói, Planalto e DTC permanecerão fechados de sábado (1º) até quinta-feira (5).
TRÂNSITO
Durante segunda e terça-feira, as linhas de transporte público seguirão os horários de domingos e feriados. Já na quarta-feira (5), os horários de operação serão os de segunda a sexta-feira, com redução de horários de reforços pela manhã, retomando a operação normal à tarde.
COMÉRCIO
Segundo informações da Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL), na segunda-feira vigora o que determina a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) pelo Sindicato do Comércio.
A CLT estabelece que os empregadores devem conceder aos trabalhadores do comércio varejista, que seguem essa Convenção, o efeito de feriado na segunda-feira de Carnaval, em comemoração ao Dia do Comerciário (30 de outubro).
Na terça-feira de Carnaval, é considerado um dia normal de trabalho, embora seja costume no Brasil não trabalhar nesse dia. Os empregadores podem ajustar o expediente para desconto em banco de horas conforme a legislação trabalhista.
Quanto à quarta-feira de Cinzas, aplica-se o mesmo entendimento, sendo considerado um dia normal de trabalho, embora muitas empresas iniciem suas atividades após o meio-dia. Os sindicatos da categoria podem ajustar a jornada de trabalho de forma diferente, podendo ajustar o banco de horas para esses dias, observando a lei.
As lojas no Shopping Pátio Divinópolis e os supermercados devem observar a Convenção Coletiva de Trabalho específica, pois são setores que costumam operar mesmo aos fins de semana e feriados.