O Carrefour Brasil informou ontem (24) que chegou a um acordo para adquirir o Grupo BIG (Ex Wallmart Brasil) por 7,5 bilhões de reais. O processo se dará em duas etapas, sendo a primeira o pagamento de R$5,25 bilhões aos controladores da empresa e e a incorporação dos 30% remanescentes do capital social pela subsidiária do grupo francês.
A dependência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 2022 pode gerar sinergias de R$ 1,7 bilhão ao Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia após três anos da conclusão da operação.
De acordo com o comunicado enviado pela companhia à Comissão de Valores Mobiliários, essa aquisição expandirá a presença do grupo em regiões que possui penetração limitada, que é o caso do Nordeste e Sul do país.
O ativo do Grupo BIG é de 181 lojas e 38 propriedades adicionais, o que chega a aproximadamente 7 bilhões de valor imobiliário. O Carrefour Brasil planeja converter as unidades Maxxi em Atacadão e parte das lojas BIG e BIG Bompreço para Atacadão ou Sam’s Club. As demais lojas serão convertidas para a bandeira de hipermercado Carrefour.