O Grupo Carrefour emitiu um comunicado nesta terça-feira, 26 de novembro, para esclarecer e se retratar sobre as declarações do seu CEO global, Alexandre Bompard, que haviam gerado um boicote por parte dos frigoríficos brasileiros. A empresa afirmou que reconhece a “grande qualidade” das carnes originárias dos frigoríficos brasileiros e reiterou que, para a operação da rede de supermercados no Brasil, continuará optando majoritariamente pelas carnes produzidas nacionalmente.
A nota, assinada pela assessoria de imprensa do Carrefour, expressou lamentação pela confusão gerada, afirmando que a comunicação da empresa “tenha sido entendida como um questionamento da nossa parceria com a agricultura brasileira e uma crítica a ela”. O Carrefour enfatizou seu “orgulho de ser o primeiro parceiro e promotor histórico da agricultura brasileira” e destacou que conhece “melhor do que ninguém os padrões que a carne brasileira atende, sua alta qualidade e seu sabor”.
A polêmica começou após Bompard anunciar que a rede deixaria de comprar carne do Mercosul para o mercado francês, alegando que a carne do bloco não atendia às exigências e normas da França. Essa decisão foi uma resposta de solidariedade ao agronegócio francês, que se opõe ao acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
Em retaliação, grandes frigoríficos brasileiros, como a JBS e a Minerva, suspenderam o fornecimento de carne ao Carrefour no Brasil. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes (ABIEC) também se posicionou contra o boicote, defendendo que se a carne brasileira não serve para abastecer o Carrefour na França, não serve para abastecer em nenhum outro país.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, apoiou o boicote e criticou a menção à qualidade sanitária das carnes do Mercosul, destacando que o Brasil tem “uma das melhores sanidades de produtos alimentícios do mundo”.
O Carrefour admitiu que a suspensão do fornecimento de carne impacta seus clientes e está buscando soluções para retomar o abastecimento o mais rápido possível, respeitando os compromissos com seus colaboradores e clientes.