Vídeo mostra carro com casal sendo levado por enxurrada momentos antes de desaparecer na Zona Sul de SP
Buscas foram encerradas e serão retomadas neste sábado (17). Maria Deusdete da Mata Ribeiro, de 67 anos, e Marcos da Mata Ribeiro, de 68, voltavam para casa quando veículo foi levado pela correnteza na Avenida Carlos Caldeira Filho nesta sexta-feira (16).
Vídeo mostra carro com casal sendo levado pela enxurrada
Um vídeo enviado para a TV Globo mostra o momento em que o carro de Maria Deusdete da Mata Ribeiro, de 67 anos, e Marcos da Mata Ribeiro, de 68, foi levado por uma enxurrada na Avenida Carlos Caldeira Filho, Zona Sul de São Paulo, durante a forte chuva que atingiu a capital nesta sexta-feira (16).
Nas imagens, é possível ver o veículo branco já quase submerso. Uma das portas do banco de passageiros estava aberta e é possível ver Maria Deusdete na beirada (assista acima).
Pessoas que viram a situação começaram a gritar por socorro e pediram que a mulher saísse do carro. Na sequência, o veículo desaparece na água (assista acima).
A TV Globo apurou com a família que o casal voltava para casa no momento do acidente. Eles têm dois filhos e quatro netos. As buscas foram realizadas nesta sexta-feira pelo Corpo de Bombeiros, mas as vítimas não foram encontradas. Os trabalhos serão retomados na manhã deste sábado (17).
Maria Deusdete da Mata Ribeiro, de 67 anos, e Marcos da Mata Ribeiro, 68 anos, estão desaparecidos após carro ser levado por enxurrada em SP — Foto: Arquivo Pessoal
A chuva que atingiu São Paulo e o ABC Paulista deixou ruas alagadas e também transbordamento de córregos. A capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos às 15h10. O término ocorreu 19h10.
Um vídeo enviado para a TV Globo mostra carros sendo levados pela enxurrada na Rua Elias Maas, no Capão Redondo (veja abaixo).
Segundo o Corpo de Bombeiros, um homem teria entrado na correnteza para tentar auxiliar pessoas em um veículo quase totalmente submerso e não teria retornado. A Polícia Militar informou, via Cobom, que a vítima não foi localizada. Com isso, serão analisadas as condições e se as buscas continuarão.
Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que, das 7h às 18h30, a Defesa Civil atendeu 19 ocorrências de queda de árvore, sendo uma na Zona Leste, oito na Zona Norte, seis na Zona Sul e quatro na região Centro-Oeste.
“No mesmo período foram 13 ocorrências de desabamento, cinco na Zona Leste, um na Zona Norte, cinco na Zona Sul e duas na região Centro-Oeste, além de um chamado para deslizamento, na Zona Sul”, informou a pasta.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou, às 17h, sete semáforos apagados por falhas nos equipamentos, três por falta de energia e dez em amarelo piscante. O índice de lentidão, no horário, foi de 537 km.
Vídeo mostra carro com casal sendo levado por enxurrada momentos antes de desaparecer na Zona Sul de SP — Foto: Arquivo Pessoal
Cidades do ABC Paulista também foram fortemente atingidas pela chuva desta sexta. A cidade de Santo André registrou grandes alagamentos , como no bairro Jardim Santo Alberto (veja vídeo abaixo).
A Defesa Civil de Mauá informa que, até as 17h30, a cidade registrou um volume médio de chuvas de quase 60 mm. O maior índice foi registrado no Jardim Paranavaí, com 78,65 mm, seguido da Vila Magini e do Parque das Américas, com 50,58 mm.
Casa alaga em Santo André, no ABC Paulista
Ainda conforme a Defesa Civil, a cidade apresentava pontos de alagamento em processo de normalização nos bairros Jardim Zaíra, Capuava e Vila Vitória.
“As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos seguem trabalhando na limpeza e na normalização das áreas afetadas. Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana atuam para auxiliar o tráfego”, disse o órgão.
Maiores acumulados em 24 horas no estado de SP:
Águas Da Prata: 39mm
Amparo: 68mm
Arujá: 32mm
Artur Nogueira: 30mm
Barueri: 51mm
Carapicuíba: 48mm
Cotia: 30mm
Diadema: 53mm
Embu-guaçu: 55mm
Ferraz De Vasconcelos: 58mm
Franca: 31mm
Francisco Morato: 34mm
Franco Da Rocha: 38mm
Indaiatuba: 35mm
Itapecerica Da Serra: 75mm
Itapevi: 59mm
Itapira: 31mm
Jaguariúna: 36mm
Jales: 51mm
Jandira: 37mm
Jaú: 44mm
Jundiaí: 48mm
Mauá: 77mm
Nazaré Paulista: 35mm
Pedreira: 32mm
Piracaia: 32mm
Ribeirão Pires: 74mm
Santana De Parnaíba: 34mm
Santo André: 92mm
São Bernardo Do Campo: 56mm
São Caetano Do Sul: 61mm
São Lourenço Da Serra: 48mm
São Paulo: 78mm
São Pedro: 36mm
Taboão Da Serra: 31mm
Tuiuti: 34mm
Em suma, a região metropolitana de São Paulo e o ABC Paulista enfrentaram fortes chuvas que resultaram em alagamentos, carros arrastados por enxurradas e deslizamentos de terra. A tragédia provocou o desaparecimento de um casal que teve seu veículo levado pela correnteza. A cidade de Santo André também sofreu com inundações, evidenciando a gravidade do impacto das chuvas na região. É fundamental que medidas de prevenção e segurança sejam intensificadas para mitigar danos futuros em situações climáticas extremas.




