Dunas móveis: carro fica soterrado ao cruzar estrada que liga cidades no Ceará
Fenômeno antigo em Barroquinha se intensifica com os ventos fortes do segundo semestre e areia avança sobre a CE-187, que liga o centro à Praia de Bitupitá. Um motorista ficou com o veículo praticamente soterrado.
Carro atola em duna de praia que liga duas cidades do Ceará
Carro atola em duna de praia que liga duas cidades do Ceará
Quem precisa trafegar pela rodovia CE-085, na cidade de Barroquinha, no litoral oeste do Ceará, se depara com um obstáculo incomum: dunas de areia sobre o asfalto. O problema, que já é antigo na região, se agrava com os ventos fortes característicos do segundo semestre do ano, chegando a soterrar veículos. Na última ocorrência, um motorista ficou com o carro atolado e praticamente soterrado pela areia.
As dunas móveis se deslocam com mais rapidez e frequência durante este período, invadindo a CE-187, principal via de acesso entre o centro de Barroquinha e a praia de Bitupitá, destino turístico do litoral cearense.
Condutores que não estão familiarizados com a área ou não têm experiência em dirigir sobre areia podem enfrentar sérios perrengues, como foi o caso do motorista surpreendido pela pista arenosa.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Dunas móveis: carro fica quase soterrado em estrada que liga cidades cearenses
Dunas móveis: carro fica quase soterrado em estrada que liga cidades cearenses
Diante da situação, a Prefeitura de Barroquinha decretou estado de emergência por 180 dias no trecho afetado da rodovia. A gestão municipal solicitou aos órgãos competentes uma ação emergencial para a limpeza da estrada.
Foi pedida a “execução imediata” de obras de remoção de areia à Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), bem como a contenção das dunas com barreiras naturais ou artificiais e outras providências para “mitigar os efeitos do desastre ambiental” e garantir a segurança e a mobilidade da população.
Conforme a prefeitura, o problema se repete todos os anos, mas a situação se torna ainda mais preocupante à noite, quando os motoristas podem ser surpreendidos por montes de areia na pista sem qualquer sinalização. Com a aproximação do final de ano e o aumento do tráfego rumo ao ponto turístico de Bitupitá, a atenção dos condutores que passam pela CE-187 precisa ser redobrada.
Em nota sobre o caso, a SOP informou que estão sendo obtidas as autorizações e licenças ambientais necessárias para executar os serviços de remoção da areia e demais medidas corretivas, com o objetivo de garantir a trafegabilidade e a segurança dos usuários da via.




