Carros elétricos e híbridos em alta: cuidados essenciais para o carregamento

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Com alta na frota de veículos elétricos e híbridos em Presidente Prudente, especialistas ressaltam cuidados para o carregamento

Município registrou o segundo caso de auto ignição de carro eletrificado no mundo.

1 de 15 Carros elétricos e híbridos podem ser denominados como veículos eletrificados — Foto: Cedida/BYD

Carros elétricos e híbridos podem ser denominados como veículos eletrificados — Foto: Cedida/BYD

A venda de veículos elétricos e híbridos, que podem ser classificados como eletrificados, está crescendo no mercado nacional e a frota aumentou, aproximadamente, 105% se comparado dezembro de 2023 e janeiro de 2025, em Presidente Prudente (SP).

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Esse tipo de carro recebe essa classificação pois todos têm algum nível de eletrificação em seu sistema propulsor, que é responsável por movimentar o veículo.

Os preços podem começar em torno de R$ 120 mil, podendo chegar até R$ 500 mil. Isso se deve ao custo das baterias e da tecnologia embarcada.

De acordo com uma das três concessionárias entrevistadas pelo DE, são carros com capacidade de tração elétrica e que também regenera energia durante frenagens e desacelerações, em que a energia cinética dessas situações é transformada em elétrica, que volta para a bateria, contribuindo para uma maior eficiência energética.

Entretanto, mesmo com essa classificação, há uma diferença entre os veículos.

De acordo com o engenheiro eletricista Luís Eduardo Anitelli Artero, o carro elétrico tem apenas um motor, que utiliza da eletricidade para funcionar, ao invés de combustíveis fósseis como gasolina, diesel ou etanol; já o veículo híbrido é um automóvel que utiliza dois motores diferentes: um elétrico e outro a combustão, que permite a utilização de combustíveis. Isso resulta em um carro menos poluente e mais econômico.

Além disso, ele explica o funcionamento dos veículos: “Geralmente, o carro híbrido, utiliza o sistema de frenagem para carregar as suas baterias, o que quer dizer que as baterias recarregam à medida que o carro freia. Diferente de um carro elétrico, que utiliza carregadores para regenerar suas baterias”, afirma ao DE.

Por isso, Artero justifica que é necessário ter cuidados específicos com carros elétricos para que não haja danos às baterias, uma vez que são recarregadas com carregadores externos.

2 de 15 Carros elétricos e híbridos podem ser denominados como veículos eletrificados — Foto: Cedida/Volvo

Carros elétricos e híbridos podem ser denominados como veículos eletrificados — Foto: Cedida/Volvo

NÚMEROS EM PRESIDENTE PRUDENTE

Frota de veículos em Presidente Prudente (SP)

Tipo Dezembro de 2023 Dezembro de 2024 Janeiro de 2025 Álcool 11.106 11.053 11.052 Álcool/gás natural combustível 1 1 1 Álcool/gás natural veicular 6 7 7 Álcool/gasolina 77.200 80.665 80.912 Diesel 13.248 13.488 13.494 Diesel/Elétrico 7 10 10 Elétrico 19 20 Elétrico/fonte externa 67 123 126 Elétrico/fonte interna 9 12 13 Gás metano 1 1 1 Gasol/gás natural combustível 2 1 1 Gasolina 77.783 78.161 78.169 Gasolina/álcool/elétrico 140 163 167 Gasolina/álcool/gás natural 11 11 10 Gasolina/elétrico 104 191 202 Gasolina/gás natural veicular 44 44 44 Híbrido 8 25 25 Híbrido plug-in 9 83 88 Sem informação 7.438 7.771 7.791 Total 187.184 191.829 192.160

Fonte: Ministério dos Transportes

O número da frota de veículos eletrificados aumentou, em Presidente Prudente, mais de 98% se comparado o período de dezembro de 2023 com dezembro de 2024.

Frota de veículos elétricos e híbridos em Presidente Prudente (SP)

Tipo Dezembro de 2023 Dezembro de 2024 Janeiro de 2025 Diesel/Elétrico 7 10 10 Elétrico 19 20 Elétrico/fonte externa 67 123 126 Elétrico/fonte interna 9 12 13 Gasolina/álcool/elétrico 140 163 167 Gasolina/elétrico 104 191 202 Gasolina/gás natural veicular 44 44 44 Híbrido 8 25 25 Híbrido plug-in 9 83 88 Total 338 670 695

Fonte: Ministério dos Transportes

DIFERENÇA ENTRE ELETRIFICADOS E CARROS CONVENCIONAIS

De acordo com uma outra concessionária entrevistada pelo DE, em ambos os carros, a bateria fica na parte debaixo do veículo, “o que ajuda a alterar o centro de gravidade, deixando o carro mais estável, fundamental para a segurança e dirigibilidade”.

Ainda conforme a montadora, a vida útil dos veículos é um dos “principais fatores a favor dos modelos elétricos”.

“Enquanto um motor à combustão é programado para durar cerca de 200 mil km, e está suscetível à utilização de combustível e aditivos adulterados, o veículo elétrico possui suas baterias e motores com vida útil superior a do próprio veículo. Sem contar que não existe possibilidade de adulteração de eletricidade”, pontua.

3 de 15 Carros elétricos e híbridos podem ser denominados como veículos eletrificados — Foto: Cedida/BYD

Carros elétricos e híbridos podem ser denominados como veículos eletrificados — Foto: Cedida/BYD

Já outra concessionáriaexplica que “o motor de um carro elétrico é muito mais simples que o de um veículo convencional, pois não possui partes móveis complexas como o motor a combustão (exemplo: pistões e válvulas)”.

A distribuidora também detalha a diferença entre os veículos elétricos, híbridos, a gás (GNV) e convencional (movido a etanol, gasolina e diesel):

– Elétrico: funciona exclusivamente com energia elétrica, sem emissões diretas de poluentes. Recarregado através de pontos de recarga;
– Híbrido: combina motor a combustão e motor elétrico. Possui emissões menores e maior economia de combustível que os carros convencionais;
– A gás (GNV): usa gás natural como combustível. Emite menos poluentes que veículos a gasolina ou diesel, mas ainda assim há emissões de gases;
– Convencional: movido por combustíveis fósseis (gasolina, etanol ou diesel), com altas emissões de gás carbono (CO2) e outros poluentes.

4 de 15 Alguns carregadores funcionam como fonte prática de alimentação para diversos equipamentos eletroeletrônico externos — Foto: GWM

Alguns carregadores funcionam como fonte prática de alimentação para diversos equipamentos eletroeletrônico externos — Foto: GWM

REDUÇÃO NA EMISSÃO DE GASES POLUENTES

Conforme as fábricas entrevistadas, esse tipo de automóvel tem como “maior diferencial a emissão zero de gases poluentes e de ruídos”, trazendo dois importantes benefícios para o meio ambiente:

– Em relação ao uso, com a suavidade de rodagem também se destaca, assim como as acelerações vigorosas, pois o motor elétrico tem a capacidade de entregar toda sua força de modo instantâneo; e
– Financeiro, pois mesmo abastecendo em pontos de recarga pagos, o custo por quilômetro rodado de um veículo elétrico é muito menor que o de modelos equivalentes com motor a combustão.

Uma das concessionárias também pontua que o automóvel pode funcionar como um powerbank.

Ou seja, “em uma situação de emergência, como em um apagão, ou em um momento de lazer, a energia da bateria do veículo pode alimentar aparelhos externos elétricos, com o uso de um cabo específico para essa função”.

“Hoje, a tecnologia do carro elétrico, permite uma redução no custo com a locomoção de um veículo em relação ao carro à combustão. Porém, vale ressaltar que o processo de produção desses veículos também é poluente, pois utiliza de matérias não sustentáveis, como as próprias baterias”, destaca Artero ao DE.

5 de 15 Para o carregamento, pode ser utilizado um carregador portátil ou do tipo wallbox — Foto: Cedida/BYD

Para o carregamento, pode ser utilizado um carregador portátil ou do tipo wallbox — Foto: Cedida/BYD

RECARGA

Segundo uma das fabricantes, caso o cliente queira fazer a instalação de equipamentos de carregamento na sua residência, é necessário procurar uma empresa especializada para que todo o sistema elétrico seja adequado para aquele equipamento.

Além disso, ainda há a possibilidade de recarregar o veículo em eletropostos urbanos que estão localizados em pontos da cidade, sendo a recarga gratuita.

Eletroposto de veículos eletrificados, em Presidente Prudente (SP) — Foto: Cedida/Volvo

A empresa recomenda que o proprietário recarregue o automóvel após chegar a carga da bateria chegar a 20%, que seria o equivalente à reserva em um carro a combustão, para que não aconteçam danos irreversíveis à longo prazo.

O carregamento é semelhante ao de um celular, bastando apenas conectar a um cabo.

Segundo o engenheiro elétrico, os carregadores de um carro elétrico estão sendo muito procurados.

“Há diversos modelos no mercado e todos têm o mesmo princípio de funcionamento. O recomendável sempre será o carregador que a fabricante do veículo orientar, segundo o dimensionamento do próprio veículo. Ou seja, é necessário se informar com o vendedor do veículo sobre qual seria o modelo correto a ser utilizado”, pontua.

6 de 15 Modelo de carregador de veículos eletrificados — Foto: Cedida/BYD

Modelo de carregador de veículos eletrificados — Foto: Cedida/BYD

Além disso, ele destaca que não pode ser utilizado qualquer fio, sendo necessário, antes da instalação, que algum profissional em eletrotécnica seja consultado, pois o carregador demanda uma carga específica e não é qualquer fio que suporta.

“O carregador de um veículo elétrico funciona com o mesmo princípio que um carregador de celular convencional. A energia que vem da rede é de corrente alternada, dentro da fonte do carregador, essa energia é passada para uma corrente contínua, tanto para carga quanto para descarga”, explica Artero sobre o funcionamento ao DE.

Ele também ressalta que não é todo tipo de tomada que pode ser utilizada, tendo em vista que não são tomadas convencionais.

“É necessário que o técnico contratado utilize as chamadas Tomadas de Uso Específico (TUE). Ou até mesmo, o próprio técnico montar um ponto de conexão especialmente para o carregador, utilizando de um barramento é um sistema de segurança, com DR e DPS para que não haja fuga de energia em nem surtos (descargas atmosféricas)”, afirma.

7 de 15 Um dos tipos ideais de carregadores é o modelo wallbox — Foto: GWM

Um dos tipos ideais de carregadores é o modelo wallbox — Foto: GWM

Para o carregamento, pode ser utilizado um carregador portátil, que já acompanha os veículos elétricos, em uma tomada comum ou instalar um carregador do tipo wallbox em casa.

Para essa instalação, uma das fabricantes explicou que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) elaborou as normas NBR 5410 (para instalações de baixa tensão) e NBR 17019 (instalação de carregadores de veículos elétricos), com requisitos técnicos e de segurança a serem seguidos nas instalações de carregadores.

As voltagens dos carregadores podem variar:
– Carregadores domésticos (nível 1): 110V ou 220V.
– Carregadores rápidos (níveis 2 e 3): Variam entre 220V a 480V, dependendo da infraestrutura e tipo de carregador.

8 de 15 Carros eletrificados podem ser carregados na chuva — Foto: Cedida/Volvo

Carros eletrificados podem ser carregados na chuva — Foto: Cedida/Volvo

RECOMENDAÇÕES

Uma das fabricantes também listou pontos necessários para se ter atenção ao carregar um veículo eletrificado.
– Carregar na chuva: podem ser carregados normalmente enquanto chove, tendo alguns cuidados como a impermeabilização da cabeça do carregador do carro elétrico e a tomada utilizada. E, se mesmo assim ocorrer algum risco ou comprometimento na bateria causado pela água, ocorre a interrupção na ligação entre bateria e motor. Logo, não há risco para o condutor.
– Vício da bateria: as baterias podem reduzir sua retenção de energia para algo estimado entre 70% e 80% após o período de 10 a 15 anos, equivalentes a 246 a 300 mil quilômetros rodados ou 1.500 ciclos completos de recarga.

“Lembrando que, ainda que seja possível realizar o carregamento enquanto chove, não é recomendado carregar o veículo durante a ocorrência de raios”, ressalta ao DE.

9 de 15 Modelo de carregador de carros eletrificados — Foto: GWM

Modelo de carregador de carros eletrificados — Foto: GWM

INSTALAÇÃO DE PONTOS DE RECARGA

Além de contratar um técnico para a instalação do carregador, Artero ressalta que também é necessário consultar a concessionária de energia local para saber se há necessidade de homologar um projeto elétrico para conexão do carregador.

Ao DE, a Energisa Sul-Sudeste, concessionária responsável pela distribuição de energia em Presidente Prudente, explica que todos os cliente, inclusive estabelecimentos comerciais e indústrias, precisam fazer a declaração de carga sempre que tiver alguma alteração. Basta entrar em contato com a empresa para informar a lista de equipamentos.

“Estamos falando da declaração de carga, que consiste em informar para a Energisa a lista de equipamentos eletroeletrônicos que tem em casa. Essas informações são importantes para que a distribuidora possa dimensionar a rede elétrica de acordo com a demanda energética do cliente e dos imóveis atendidos nas proximidades”, explica o gerente de Construção e Manutenção, Alessandro Gomes.

A concessionária também ressalta que a declaração de carga não incide em nenhum custo adicional para o cliente, porque a conta de energia está diretamente ligada ao consumo dos equipamentos, ou seja, ao tempo de uso dos equipamentos e não a quantidade disponível no imóvel.

Nesses casos, quando a demanda calculada não corresponde à necessidade do imóvel, pode gerar impactos na qualidade da energia, provocando situações de sobrecarga, oscilações ou quedas de energia.

10 de 15 Carros elétricos e híbridos podem ser denominados como veículos eletrificados — Foto: Cedida/BYD

Carros elétricos e híbridos podem ser denominados como veículos eletrificados — Foto: Cedida/BYD

Segundo uma das fabricantes ao DE, ao cumprir os requisitos legais de instalação e uso, o risco de causar instabilidade ou problemas no sistema elétrico local é praticamente nulo.

Ela ainda ressalta que um carregador wallbox utiliza até 11kW, pouco mais que um chuveiro residencial que pode consumir até 7,8kW.

Artero também recomenda que é preciso separar um espaço somente para o carregador, para que não haja nenhum obstáculo na hora do carregamento.

“Na parte do sistema elétrico, caso o técnico julgue necessário, tem de ser feita toda adequação como troca de fiação, instalação de disjuntores, DR e DPS que são dispositivos que previnem qualquer tipo de acidente. E sempre consultar o fabricante antes da compra do carregador, para verificar se o

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