Crise em Jucazinho: carros-pipa do Exército irão reforçar abastecimento de municípios afetados
A medida tem como objetivo otimizar o uso dos recursos hídricos disponíveis, permitindo que a água atualmente transportada por caminhões das prefeituras e da própria Compesa para áreas rurais seja redirecionada ao abastecimento urbano.
A falta de chuvas na região e o baixo nível da Barragem de Jucazinho, em Surubim, no Agreste, levaram a Compesa juntamente com a Defesa Civil de Pernambuco e o Exército a ampliar o envio de carros-pipa aos municípios abastecidos pelo reservatório. No momento, a situação da barragem é de apenas 1,28% de sua capacidade total.
A medida visa otimizar o uso dos recursos hídricos disponíveis, permitindo que a água transportada por caminhões das prefeituras e da própria Compesa para áreas rurais seja redirecionada ao abastecimento urbano.
Durante uma reunião realizada na última quarta-feira (13), ficou definido que a Defesa Civil Estadual irá mobilizar os 12 municípios atendidos por Jucazinho para formalizarem, junto ao Exército, a solicitação de ampliação do número de carros-pipa destinados às áreas rurais remotas e para distritos municipais, no âmbito da Operação Carro-Pipa.
Segundo o Governo Estadual, a articulação será conduzida pela Defesa Civil de Pernambuco, em conjunto com os municípios e o Exército, e será encaminhada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, órgão responsável pela coordenação nacional do programa.
Na terça-feira (4), a Compesa anunciou que quatro municípios teriam mudanças no calendário de abastecimento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A medida inclui a redução da vazão de exploração da barragem de 400 para 250 litros por segundo, essencial para preservar o volume remanescente e garantir o fornecimento até a conclusão das obras em andamento.
O novo cronograma de abastecimento alterado da Compesa consiste em ciclos específicos para cada município, garantindo um fornecimento equilibrado de água. Esse ajuste é vital para lidar com os desafios impostos pela crise em Jucazinho e assegurar o abastecimento das comunidades afetadas.




