Cartão especial de estacionamento poderá ser feito via internet

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), implementou um novo sistema para solicitar o cartão especial de estacionamento. Ele será feito via internet e estará disponível a partir desta sexta-feira (22).

O link de acesso será disponibilizado no site da Prefeitura de Goiânia e site da SMT. Os solicitantes (idosos ou pessoas com deficiência física) poderão acessar o sistema pelo link, preencher o cadastro e anexar os documentos necessários. No ato da solicitação o beneficiário ou seu representante legal informará em qual unidade pretende retirar o seu cartão de estacionamento.

Caso o usuário prefira realizar a solicitação pessoalmente, basta ele se deslocar à unidade do Atende Fácil da Prefeitura de Goiânia, situada no Paço municipal, e levar consigo os documentos necessários para o requerimento. O serviço é realizado pelos agentes de trânsito do setor de cartões/estacionamentos especiais da SMT.

Os interessados devem levar cópias do RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprovante recente de endereço em Goiânia , além de procuração com reconhecimento de firma, em caso de representante legal. No caso da pessoa com deficiência ainda é necessário atestado médico emitido por médico inscrito no CRM, com especificações do CID e finalidade ou CNH que já conste no seu verso a restrição da deficiência ou mobilidade reduzida.

O documento é emitido de forma gratuita. No caso de segunda via (furto/roubo/extravio), além dos documentos citados, é necessário anexar também o boletim de ocorrência policial, além do pagamento da taxa de segunda via de R$ 21,71.

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Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

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