Paraná oferece carteira de identificação que garante direitos para pessoas com autismo; veja como emitir
Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é fornecida no estado desde 2020 e facilita a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados. A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), emitida gratuitamente no Paraná desde 2020, facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No total, conforme o Governo do Estado, mais 36 mil pessoas foram atendidas desde o início das emissões – houve um aumento de 470% entre 2023 e 2025.
Da implementação até 2022 foram emitidas 5.383 carteirinhas. Entre 2023 e fevereiro de 2025, foram 30.698 unidades. O documento pode ser solicitado por qualquer pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de qualquer idade. Ela garante prioridade no atendimento em espaços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de auxiliar na formulação de políticas públicas voltadas para pessoas autistas.
No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral. Os benefícios da Ciptea incluem atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados, identificação oficial da pessoa com TEA, maior facilidade no acesso a direitos e serviços, e contribuição para a coleta de dados sobre autismo, ajudando na criação de políticas públicas. A solicitação é feita de forma totalmente online pelo site oficial. É necessário clicar em “ainda não sou cadastrado”, informar os dados pessoais e número de telefone e, depois, seguir o passo a passo.
A análise é feita em até 30 dias úteis, segundo o governo. Os documentos necessários para solicitar a carteirinha são: RG e CPF do autista, RG e CPF do responsável, fotografia do autista digitalizada, a mais recente possível, laudo médico digitalizado e exame de Tipo Sanguíneo digitalizado. Após análise e aprovação do cadastro, o usuário receberá mensagem por e-mail ou SMS para imprimir a Carteira do Autista. As informações coletadas serão empregadas na criação de um banco de dados que servirá para aprimorar os serviços já oferecidos, de acordo com o governo.