Carteiras de estudante terão validade prorrogada em Fortaleza
Os estudantes que possuem o documento de 2024 poderão utilizar os benefícios até a nova data. Segundo Etufor, as carteiras de 2025 estão em processo de confecção.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) prorrogou a validade das carteiras estudantis de 2024 até o dia 30 de junho deste ano. Até esta data, os estudantes que possuem o documento poderão continuar utilizando o transporte público após a data de expiração original, que seria no dia 30 de abril.
Atualmente, são 298,8 mil carteiras estudantis de 2024 válidas para a utilização. Os alunos que já têm o documento emitido no ano passado poderão utilizar as carteiras até o fim de junho.
Conforme a Etufor, as carteiras solicitadas para 2025 estão em processo de confecção e validação para o uso nos transportes coletivos. Os novos documentos passam a valer a partir do dia 1º de julho.
“Devemos garantir, com a validade prorrogada, o direito dos estudantes à tarifa reduzida e ao passe livre, viabilizando a entrega dos documentos nas escolas e universidades tão logo estejam prontos”, explicou George Dantas, presidente da Etufor.
Os estudantes que receberem o novo documento, referente a 2025, terão os créditos da antiga carteira automaticamente transferidos. Quando estiverem prontas, as novas carteiras serão encaminhadas para as entidades estudantis, que realizam a entrega às instituições de ensino.
Os estudantes que possuem a carteira de 2024 e querem utilizar a carteira de 2025 antes do fim da validade deverão desbloquear o documento no atendimento presencial, disponível no Terminal da Parangaba.
SOLICITAÇÃO DAS CARTEIRAS DE 2025
O processo de solicitação das novas carteiras começou em janeiro deste ano. Segundo a Etufor, já foram realizados 245,2 mil pedidos até o mês de março. Novas solicitações podem ser feitas a qualquer momento do ano.
O cartão tem a funcionalidade do Passe Livre, com duas passagens diárias durante o período letivo de segunda a sexta-feira. Fora destas viagens, os estudantes pagam a tarifa reduzida, no valor de R$ 1,50.
Além disso, os documentos têm a função de Bilhete Único, fazendo a integração no intervalo de duas horas entre as viagens quando o cartão possui créditos.
Estudantes que receberão a carteira pela primeira vez terão o documento habilitado para uso na rede de transporte público da capital.
Para solicitar a carteira, é necessário seguir os seguintes passos: solicitação da carteira, envio ou entrega da documentação necessária (CPF, RG e comprovante de residência), cadastro ou atualização da biometria facial, e solicitação de confirmação da matrícula pela instituição de ensino.
As solicitações só serão concluídas com a atualização da biometria facial dos estudantes, ou seja, a foto impressa na carteira deve ser recente para evitar bloqueios e fraudes.
Com diversos postos de atendimento disponíveis, os estudantes também contam com o posto localizado no Terminal da Parangaba para realizar novos pedidos.