Carteirinha de Suporte Emocional: Novo Benefício para Tutores de Animais em São José do Rio Preto (SP)

Tutores de animais de estimação em São José do Rio Preto (SP) agora podem contar com um novo benefício: a carteirinha de suporte emocional. A lei municipal nº 14.599/24, de autoria da vereadora Cláudia De Giuli (MDB), entrou em vigor recentemente e permite que os tutores obtenham essa carteirinha e frequentem ambientes de uso coletivo na companhia de seus pets. Essa medida visa garantir o bem-estar emocional dos moradores que necessitam desse apoio.

Com a Carteirinha do Cão de Suporte Emocional em mãos, os tutores podem circular com seus animais em espaços como transporte público, comércio e até mesmo cinema. A emissão desse documento é realizada pela Secretaria do Bem-Estar Animal em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, com o intuito de assegurar que os direitos dos tutores sejam respeitados. O Secretário do Bem-estar Animal, Diego Borges Lourenço, explica que o processo de autorização envolve uma avaliação do animal e da condição emocional da pessoa.

Segundo a médica psiquiatra Duany Carvalho Feres, a presença de um animal de estimação pode trazer inúmeros benefícios à saúde mental e física de uma pessoa. Muitas pesquisas já comprovaram que a convivência com um pet pode melhorar a qualidade de vida de seus tutores. Marielli de Souza, por exemplo, adotou uma cachorra após passar por um quadro grave de depressão e relata que a presença da cadela foi fundamental para sua melhora emocional.

Para estar em conformidade com a lei, o cão de suporte emocional deve utilizar um colete vermelho especificando essa função, além de portar um crachá com informações como nome do tutor, nome do cão, fotografia e raça. O tutor também deve carregar consigo a carteira de vacinação atualizada, comprovando a vacinação múltipla e antirrábica do animal. Essas medidas visam garantir que a convivência dos tutores e seus pets em ambientes coletivos seja harmoniosa e respeitosa.

A iniciativa da carteirinha de suporte emocional em Rio Preto é mais um passo em direção ao bem-estar animal e a saúde mental da população. A presença dos animais de estimação pode ser um excelente apoio emocional para muitas pessoas, melhorando sua qualidade de vida e proporcionando conforto e companhia nas atividades do dia a dia. Com essa medida, tutores e seus pets podem desfrutar de momentos de lazer e socialização juntos, fortalecendo ainda mais o vínculo entre eles.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vunesp aplica provas da 2ª fase Unesp 2025 para 2.903 candidatos

A Vunesp aplica as provas da 2ª fase da Universidade Estadual Paulista (Unesp) 2025, neste domingo (8) e segunda (9). São esperados 2.903 candidatos em Araraquara (SP), Rio Claro e São João da Boa Vista. No total 32.467 candidatos fazem as provas em 35 cidades, sendo 31 no estado de São Paulo e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). O exame oferece 6.596 vagas em 24 cidades de todas as regiões do Estado.

Os portões abrem a partir das 13h e serão fechados às 14h nos dois dias. Os candidatos devem comparecer ao prédio portando original de um dos seguintes documentos: RG, Carteira de Habilitação, Certificado Militar, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiros, Identidade expedida pelas Forças Armadas ou carteira de órgão ou conselho de classe. Os candidatos podem deixar o local de prova somente a partir das 17h.

A prova da 1ª fase aconteceu em 15 de novembro. A lista de aprovados para a 2ª fase saiu no dia 2 de dezembro. O resultado final será divulgado em 31 de janeiro de 2025. O exame terá duração de cinco horas. Os cadernos de questões poderão ser consultados a partir das 20h de cada dia de exame, no site da Vunesp.

No primeiro dia da 2ª fase, que será no domingo (8), serão 24 questões discursivas das áreas de ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia), ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, física e química) e matemática e suas tecnologias. Já no segundo dia da 2ª fase, que será na segunda-feira (9), os candidatos deverão elaborar uma redação em gênero dissertativo e responder a 12 questões discursivas de linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte).

O candidato deve levar para a segunda fase da Unesp um documento de identificação oficial, caneta esferográfica com tinta preta, régua transparente, bebida e lanche (opcional). Os locais de prova serão em Araraquara, Rio Claro e São João da Boa Vista. Em Araraquara, na Unip – Campus Araraquara – Av Alberto Benassi 200 – Jd Bandeirantes (Laranjeiras). Em Rio Claro, na Unesp – Campus Rio Claro – IGCE – Bl Didáticos Gi A Gv Avenida 24-A, 1515, Bela Vista. E em São João da Boa Vista, na Unesp – Faculdade de Engenharia Campus de São João Da Boa Vista – Av Profa Isette Corrêa Fontão, 505 – Jardim Das Flores.

Confira os 10 cursos mais concorridos da Unesp 2025: Medicina, em Botucatu: 81 candidatos por vaga; Psicologia, em Bauru: 46 candidatos por vaga; Direito, em Franca: 41 candidatos por vaga; Ciência da Computação, em Bauru: 35 candidatos por vaga; Ciências Biomedicas, em Borucatu: 27 candidatos por vaga; Medicina Veterinária, em Botucatu: 24 candidatos por vaga; Ciência da Computação, em São José do Rio Preto: 24 candidatos por vaga; Nutrição, em Botucatu: 23 candidatos por vaga; Direito noturno, em Franca: 21 candidatos por vaga.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp