Cartório faz campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para a ONG

O Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia (1ºRIGO) arrecada, até 19 de julho, Dia da Caridade, alimentos não perecíveis para a Liiga do Bem. A ONG beneficiada atua há 16 anos, ajudando centenas de famílias com crianças hospitalizadas ou em situação de vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Goiânia.

Em 2006, a ONG deu início às ações sociais quando outra ONG, o Grupo pela Vida, pediu ajuda para atender crianças portadoras de HIV e com doação de gelatina. Jânio Pires, um dos fundadores da Liiga pelo Bem, reuniu sua equipe do trabalho e alguns amigos para arrecadar os donativos solicitados pelo Grupo pela Vida. A ação arrecadou uma tonelada de alimentos, entre leite, bolacha e gelatina.

Com isso, nasceu ONG Liiga do Bem com o propósito de ajudar mais crianças e, para isso, passou a fazer lanches no Orfanato Sol Nascente, além de continuar ajudando as crianças portadoras de HIV. Agora, a ONG tem uma estrutura que atende cerca de 200 famílias com distribuição de cestas básicas de porta em porta, especialmente aquelas gerida por mães solos e com 2 a 5 filhos, em média, que moram em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Bela Vista, Hidrolândia, Anápolis, Trindade e Goianira.

Para além dos alimentos, a Liiga do Bem acompanha o desenvolvimento das crianças atendidas e avalia suas condições de saúde, educação e higiene. “Existem casos que, infelizmente, a gente precisa de um auxílio do conselho tutelar ou, às vezes, fazer uma denúncia. Temos uma assistente social que nos auxilia, além do juizado de infância e juventude, do qual sou agente de proteção, que nos auxilia nos casos mais graves”, explica Jânio.

Esta é a terceira vez em que o 1ºRIGO realiza ações sociais para arrecadar alimentos. A iniciativa surgiu diante do aumento vertiginoso de famílias em situação de vulnerabilidade social em decorrência da pandemia em 2020. Desde então, diversos mantimentos foram doados para Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em 2020, e para Núcleo Espírita Cristão Eurípedes Barsanulfo, em 2021.

“Nós compreendemos que a situação era, e continua sendo, muito complicada para muitas pessoas e muitas famílias. Queremos continuar ajudando com um aspecto básico e essencial para o desenvolvimento humano que é o alimento”, afirma Igor França Guedes, Oficial do 1ºRIGO, diretor financeiro da Associação dos Titulares de Cartórios de Goiás (ATC-GO) e presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Goiás (SINOREG/GO).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos