Press "Enter" to skip to content

“Casa de qualidade a custo zero é resultado do respeito deste governo ao dinheiro público”, diz Caiado

Última atualização 17/10/2023 | 09:10

Com o objetivo de garantir acesso a moradias dignas e renda para romper o ciclo da pobreza, o governador Ronaldo Caiado entregou, nesta segunda-feira ,16, 50 casas a custo zero do programa Pra Ter Onde Morar – Construção, em Cristianópolis. As obras contaram com investimento estadual de R$ 5,2 milhões, provenientes do Fundo Protege. As casas ficam no Residencial Iris Rezende Machado, que recebeu este nome no ano passado em homenagem ao ex-governador, nascido no município. O evento contou ainda com a entrega de 59 cartões de programas sociais como Mães de Goiás e Dignidade e a inauguração do Centro de Convivência de Idosos.

Caiado relembrou o legado de Iris na área de habitação e destacou que os goianos hoje podem desfrutar da dignidade de ter um teto com padrão de excelência e renda para investimentos na economia local. “Estar aqui é muito emblemático. É a cidade de Iris Rezende. Esse residencial é uma homenagem ao homem que, em um dia só, construiu mil casas. Nós vamos continuar essa luta, fazendo com que as cidades no interior de Goiás possam ter casas de qualidade e que tudo isso ajude no desenvolvimento delas”, disse o governador. “As casas têm acabamento bem feito, têm carinho. As pessoas, ao olharem para essas construções, se sentem respeitadas e enxergam que o dinheiro público está sendo bem aplicado. São resultados deste governo que respeita o que é público”, completou.

“Tive o privilégio de conviver com Iris Rezende Machado desde os primeiros anos da minha vida e não teria nome mais adequado e simbólico para essa entrega de casas em Cristianópolis do que o dele. Caiado, de forma destemida, adotou a habitação como uma das prioridades para o estado. Ficamos por 20 anos ausentes de uma política que garantisse a dignidade da casa própria às famílias goianas. Muitos programas tinham motivos eleitorais. Davam um cheque para pessoas que não tinham nem casa e nem lote. Caiado construiu um programa”, salientou o vice-governador, Daniel Vilela.

Para a prefeita de Cristianópolis, Juliana Izabel de Paula Costa, também conhecida como Juliana da Farmácia, as ações do Governo de Goiás mostram uma política de compromisso com a população e respeito com o dinheiro público. “Temos visto a diferença. Agradeço pelo recapeamento da cidade, pelos cartões, pelas casas, pelo Lar de Idosos, pelo AlfaMais, pelo Cinturão da Moda. Meu pai me ensinou que o trabalho dignifica as pessoas. Minha mãe me ensinou que a educação nos permite crescer. E esse governador me ensina que, por meio da política, podemos transformar vidas”, expressou a gestora.

“O governador teve a sensibilidade de contemplar os municípios do interior. Muitos outros incentivam o excesso de população nos grandes centros, mas, aqui, se valoriza o cidadão que quer morar em sua cidade, em uma casa referência”, explicou o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales. “Aqui em Cristianópolis, não entregamos saco de cimento ou tijolos. Estão aí as casas prontas, com dignidade e respeito. Goiás, desde os tempos de Iris, não entregava moradias prontas às famílias. Sem dúvida alguma, isso é realizar sonhos”, afirmou o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy. “Responsável, o governo tem o olhar de eficiência, mas também de humanidade. Essas casas representam uma grande conquista”, pontuou a deputada federal e líder da bancada goiana, Flávia Morais.

Sonho

A filha de Iris, Ana Paula Rezende, prestigiou o evento de entrega das unidades habitacionais em Cristianópolis. Representando a família, ressaltou as realizações do político. “Ele foi um homem realizado porque o sonho dele era realizar sonhos. Meu pai fez isso por milhares de famílias e, tenho certeza, que essa história que estão construindo aqui nunca será esquecida”, disse. “Como dizia meu pai, o senhor, governador, tem dado um show e mostrado que, quando o poder é usado unicamente como instrumento para melhorar a vida das pessoas, muito se consegue. Não tem segredo. O que se exige do político é dedicação, seriedade e zelo com a coisa pública. O senhor tem mostrado como se faz para ser considerado o melhor governador desse país”, completou Ana Paula, endereçando suas palavras a Caiado.

Sonho também foi o termo utilizado por Patrícia Martins de Souza, de 33 anos, ao receber a chave de sua nova casa. Ela é mãe de cinco filhos e trabalha como manicure e pedicure. “É uma sensação única. Passa até um filme na cabeça de tanta coisa que a gente já passou. Mas agora é uma coisa que posso falar que é minha, é da minha família. Ninguém vai nos colocar para fora”, celebrou a beneficiária.