VÍDEO: casa desaba após forte chuva e 6 pessoas ficam feridas na Zona Leste DE SP
Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que as vítimas sofreram escoriações e foram encaminhadas a um pronto-socorro da região; órgão disse que se tratava de uma construção precária. CGE da prefeitura declarou estado de atenção na Zona Leste na tarde deste sábado (25).
Casa desaba na Zona Leste DE SP após forte chuva na região
Uma casa desabou parcialmente e deixou seis pessoas feridas no Itaim Paulista, Zona Leste DE São Paulo, após forte chuva que atingiu a região na noite deste sábado (25), de acordo com o Corpo de Bombeiros, que filmou o interior da residência (vídeo acima).
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que as vítimas sofreram escoriações e foram encaminhadas a um pronto-socorro da região. O órgão disse que se tratava de uma construção precária.
A Zona Leste DE São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos a partir das 17h51, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, da Prefeitura DE São Paulo.
A Defesa Civil estadual disse, ainda, que equipes do Corpo de Bombeiros permanecem no local para vistoria, juntamente com a Defesa Civil do município.
O DE entrou em contato com o governo estadual para obter mais informações e aguarda retorno.
ALERTA DA DEFESA CIVIL
Vista do rastro de destruição deixado pela enxurrada provocada pelo temporal de ontem (24) na rua Romeu Perrotti, na Vila Madalena, zona oeste DE São Paulo, neste sábado (25)
A Defesa Civil DE São Paulo emitiu um alerta especial de temporais de intensidade moderada a alta entre domingo (26) e terça-feira (28) para todo o estado.
Segundo o órgão, as regiões mais atingidas serão: capital e Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas e Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Ribeira, região DE Itapeva, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.
Já as regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto têm previsão de chuva moderada, mas com acumulados altos.
Idoso morre após enxurrada invadir sua residência na Zona Oeste DE SP
Na sexta-feira (24), a cidade DE São Paulo registrou o terceiro maior volume de chuva da história, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) — foram 125,4 mm acumulados.
A Defesa Civil utiliza a tecnologia Cell Broadcast para enviar alertas de emergência diretamente aos celulares; os alertas são enviados gratuitamente e de forma automática para celulares que estejam em áreas de risco; para garantir o funcionamento do serviço, é necessário verificar se a funcionalidade está ativada no dispositivo; para celulares Android, basta conferir nas configurações de “Segurança e emergência” e “Alertas de emergência sem fio”; para o sistema operacional iOS, basta verificar as configurações de “Notificações” e “Alertas governamentais”; quando um alerta é enviado, ele aparece como uma notificação sonora e visual, mesmo que o celular esteja no modo silencioso.
GABINETE DE CRISE
“Devido a previsão para acumulado de chuva elevado e de forte intensidade entre segunda-feira (27) e terça-feira (28), a Defesa Civil do Estado montará, de forma presencial, o gabinete de crise no CGE, para coordenar as ações relacionadas aos eventos climáticos previstos”.
“Empresas reguladoras de serviços públicos, representantes de concessionárias de abastecimento de água e energia também atuam no gabinete para uma pronta resposta, caso necessário”, informou a Defesa Civil.
TRANSTORNOS PROVOCADOS PELA CHUVA
Os transtornos causados foram diversos. A Zona Norte foi a região mais afetada da capital, com ruas alagadas, carros levados pela enxurrada e cachoeira em escadarias do Metrô.
Na estação Jardim São Paulo (linha 1-Azul), em Santana, passageiros tiveram que se agarrar a grades para não serem levados pela correnteza da água que invadia o local.
Homem atravessa a alagada avenida Cruzeiro do Sul, zona norte DE São Paulo, após o temporal que atingiu a cidade na tarde desta sexta-feira (24)
Devido ao grande volume de água que entrou na estação, a linha 1-Azul opera neste sábado (25) somente no trecho entre Jabaquara e Santana. O sistema Paese, de ônibus, foi acionado para atender os passageiros no trajeto entre Tucuruvi e Jardim São Paulo, onde as equipes do Metrô trabalham para drenar as vias e restabelecer o funcionamento de equipamentos.
Na Grande São Paulo, 34,4 mil imóveis seguiam sem energia às 11h30 desta manhã, segundo a distribuidora Enel. Desses, 27,2 mil ficam na capital.