Press "Enter" to skip to content

Casados há quase 80 anos, idosos centenários morrem no mesmo dia

Última atualização 01/07/2023 | 13:03

Um vínculo matrimonial de quase oito décadas chegou a um desfecho nesta sexta-feira, 30, com o falecimento do casal de idosos Mamédio Alves Magalhães, de 105 anos, e Ana Araújo Magalhães, de 100. Residentes de Paranã, na região sul do Tocantins, os dois partiram para a eternidade com apenas quatro horas de diferença, de acordo com os familiares.

A sobrinha-neta que cuidava do casal, Ediana Quirino Magalhães, afirmou que eles viveram unidos desde que se casaram. Ela contou que após o Mamédio ver que a amada estava sendo internada e voltar para casa debilitada, a saúde dele começou a decair por não querer se alimentar. O que ocasionou na internação do idoso um dia antes de partir.

Para tristeza um do outro, eles ficaram as últimas horas de vida separados. Mamédio morreu no hospital e Ana em casa.

“Com minha avó não tinha o que fazer [no hospital].Trouxemos ela para casa, para ficar perto dele. Ele viu o estado dela que só piscava e abria a boca. Quando foi ontem [quinta-feira] a gente levou ele para o hospital e o doutor preferiu que ele ficasse para tomar medicação”, informou Ediana.

A sobrinha-neta ainda disse que a piora foi logo no dia seguinte. E contou como foi a despedida da avó. “Na sexta-feira, umas 4h, a gente recebeu a ligação para correr atrás de tudo. Quando foi por volta de 8h, às pessoas que estavam me auxiliando foram dar um banho nela e aí ela ‘foi’ depois desse banho”, relatou.

Apesar dos problemas de saúde e do avanço da idade, o casal estava sempre preocupado um com o outro. Ediana relatou que apesar de Mamédio ser o mais velho entre os dois, ele ainda falava e era bem lúcido. Enquanto a avó não era tanto, mas sempre demonstrou um certo carinho pelo amado, tendo em vista que era a única pessoa que lembrava o nome.

O casal não teve filhos, mas Ediana contou que eles ajudaram na criação de muitas crianças da cidade da zona rural. O velório de Mamédio e Ana aconteceu no mesmo dia em que partiram, na fazenda onde moravam, e a desejo deles, o enterro foi na propriedade, na manhã deste sábado, 1ª.

A Prefeitura de Paranã lamentou a perda dos moradores e se solidarizou com a família. “Que a força e a união possam ser encontradas nesse momento de luto, e que o amor e a esperança possam trazer alívio àqueles que sofrem com a partida desses estimados cidadãos”, diz a nota de pesar.