Casais LGBTQIA+ nos EUA correm para receber bênçãos após fala de Papa Francisco

Casais homoafetivos nos EUA correm para serem abençoados após comunicado de Papa Francisco

Após o Papa Francisco permitir a benção da Igreja Católica para casais do mesmo sexo, várias pessoas homoafetivas passaram a se preparar para receber a benção na igreja. De acordo com o The New York Times, vários casais nos Estados Unidos têm procurado as igrejas, após a movimentada temporada de Natal. 

Um desses casais formalizou a união em 2010, em Connecticut, mas com o anúncio do Papa, Michael McCabe e Eric Sherman viram, finalmente, a oportunidade de terem sua união de 46 anos ser abençoada. Os dois já haviam se resignado ao posicionamento da Igreja Católica. “Eu sei que eu e meu relacionamento com meu marido são coisas boas”, diz McCabe, que ensinava catecismo para alunos da primeira série na igreja.

Vale ressaltar, entretanto, que o anúncio do Papa Francisco apenas permite a benção, mas ainda não reconhece o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Porém, ainda assim, McCabe diz estar feliz com a postura da Igreja.

Dividiu opiniões

A decisão do Papa dividiu opiniões entre a comunidade LGTBQIA+ nos Estados Unidos, segundo o The New York Times, considerada um pouco tardia demais. Muitas pessoas da sigla já deixaram a religião católica em razão de sua postura histórica sobre orientação sexual e que uma decisão agora não os fariam retornar para a Igreja. 

Um exemplo disso, é Thomas Molina-Duarte, de 37 anos, que mora em Detroit. Ao The New York Times, ele conta que foi membro ativo de sua paróquia católica local por muitos anos, mas quando ele e seu marido se casaram, tiveram que fazê-lo em uma igreja episcopal. 

Ele afirma que ainda professa sua fé em uma “igreja doméstica”, onde se reúne com um pequeno grupo para fazer leituras minuciosas de textos da Bíblia. “Essa notícia não me fará voltar para a igreja. Encontramos uma comunidade de outras pessoas com as quais sentimos que poderíamos ser nós mesmos”, declara. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos