No último domingo, 2, um casal de brasileiros foi detido no Aeroporto Internacional de Miami, após tentar embarcar à força em um voo da American Airlines para Cancún, no México. Rafael Novaes, de 40 anos, e Beatriz Maia, de 29 anos, foram acusados de agredir funcionários e resistir à abordagem policial.
A polícia local informou que o casal chegou atrasado ao portão de embarque, mas a defesa nega essa versão. O advogado Guilherme Hayama afirma que a confusão começou quando uma funcionária questionou a fluência em inglês do casal, necessário para ocupar assentos próximos à saída de emergência. Rafael e Beatriz pagaram por esses assentos, que são mais confortáveis, mas foram impedidos de embarcar.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que Rafael é imobilizado por policiais. A defesa nega que Beatriz tenha arremessado café em uma funcionária, alegando que o café caiu durante a discussão. O casal foi liberado após pagar fiança e agora aguarda a recuperação de suas malas, que foram despachadas para Cancún.
A American Airlines afirmou que “atos de violência não são tolerados” e está colaborando com as autoridades na investigação. A defesa do casal não descarta a possibilidade de entrar com uma ação contra a companhia aérea.