Casal de Goiânia lesou ao menos 30 em golpes de viagens e passagens aéreas

Casal de Goiânia lesou ao menos 30 em golpes de viagens e passagens aéreas

Os proprietários da empresa El Shaday Turismo, sediada em Goiânia, mas com atuação em todo o país, ainda seguem foragidos após aplicar golpes em ao menos 30 vítimas, inclusive, brasileiros que moram no exterior. Johnathan Oliveira dos Santos, de 29 anos, e Angélica Barbosa Lopes dos Santos, de 33 anos, são suspeitos de causar um prejuízo de mais de R$ 500 mil aos clientes, com promessas de viagens e passagens aéreas.

O casal, que foi alvo da Operação Viagem Cancelada, deflagrada na última quinta-feira, 11, já estava sendo investigado pela pela Polícia Civil  (PC) havia meses. O jornalismo do Diário do Estado (DE), inclusive, chegou a ouvir algumas das 30 vítimas e noticiar a investigação no começo do mês de março deste ano.

Segundo elas, que até criaram um perfil nas redes sociais para denunciar a empresa, as passagens aéreas eram compradas com antecedência, mas a entrega nunca era feita pela agência. Além do incômodo de não conseguir viajar, o golpe chegou a gerar prejuízos de até R$ 14 mil para alguns dos clientes. Somente entre as vítimas ouvidas pelo DE, a soma dos danos passa de R$ 28 mil.

Vítimas do exterior 

A camareira Verônica Bernardes de Oliveira, uma das 30 pessoas lesadas, explicou que foi uma das vítimas lesadas pela empresa, após comprar uma viagem de mais de R$ 8 mil em novembro do ano passado. Ela, que mora em Portugal, planejava viajar para o Brasil em dezembro para rever parentes, mas teve a viagem adiada por conta do golpe. De acordo com Verônica, a agência envia comprovantes de passagem adulterados, com o nome do passageiro, local de origem e de destino idênticos aos comprovantes que as companhias aéreas emitem.

Verônica conta que descobriu a fraude após efetuar o pagamento e não receber as passagens na data combinada. Além disso, a camareira também tentou reaver o prejuízo com a dona da agência, mas as ligações telefônicas não se completam e, no WhatsApp, o único retorno era por meio de uma mensagem eletrônica.

“Tive alguns problemas para efetuar o pagamento, já que a conta dela não aceitava mais pagamentos de tanto dinheiro que entrava. A minha viagem era para o Rio de Janeiro, até consegui ir, mas não consegui voltar porque cancelaram as minhas passagens. Minha vida virou um inferno, porque as minhas férias acabaram, não tinha mais passagem. Tirei as minhas filhas da escola porque elas iriam vir morar comigo. Ele não me deu nenhuma satisfação e agora a gente pede justiça”, explicou. 

Prejuízos

Verônica não foi a única a ter prejuízos com a empresa. A entregadora Alessandra Silva Canhete, que também mora em Portugal, levou um calote ainda maior, de cerca de R$ 14 mil.

“É muito triste ter que falar para os meus filhos que a gente não vai para o Brasil. Eles estavam contando os dias para irem ao país, mas tive que falar para eles que não vamos. Ela (dona da empresa) destruiu o sonho dos meus filhos de conhecer os avós, os primos e os tios. Quando a gente finalmente consegue juntar um dinheiro acontece isso”, exaltou.

Outra das 30 vítimas, que mora no exterior é o assistente administrativo, Edson Buenes, que comprou uma passagem com a empresa goiana em agosto de 2021 por quase R$ 6 mil, a fim de voltar ao Rio de Janeiro. A viagem, no entanto, também acabou sendo frustrada pela agência.

“Eu comprei porque achei acessível o orçamento da dona da empresa. Realizei o pagamento por transferência bancária e logo recebi o comprovante de pagamento. Porém, se passaram alguns dias e não recebi nenhum comprovante da passagem. Entrei em contato com a empresa e por insistência eles me mandaram um comprovante. Entretanto, não consegui embarcar com a minha esposa porque o nosso nome não constava na lista da empresa aérea”, disse.

Operação Viagem Cancelada

O casal que ostentava uma vida de luxo foi alvo da Operação Viagem Cancelada, deflagrada na última quinta-feira, 11. A operação tinha como objetivo cumprir mandado de busca e apreensão na residência dos investigados, onde foram apreendidos aparelhos de telefone e documentos. Segundo o delegado Webert Leonardo, a corporação faz buscas para localizá-los.

Ainda de acordo com o investigador, o casal ofertava serviços de pacotes turísticos e passagens aéreas fraudulentas, em que mesmo após o recebimento do pagamento integral não eram executados. Os valores recebidos eram acrescentados ilicitamente ao patrimônio dos investigados.

“A investigação apurou que o casal lesou vários consumidores em todo o país e no exterior. Os bens do casal foram bloqueados e agora o casal é investigado por estelionato, furto qualificado, crime contra a fé pública e crimes contra o consumo. Nos próximos dias vão ser ouvidas mais vítimas que ainda não compareceram a delegacia”, concluiu.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás é o campeão do Turismo no Centro-Oeste

Campeão do Turismo no Centro-Oeste – A regularização do setor de Turismo avança em Goiás. O número de prestadores de serviços turísticos que atuam de forma legal no estado passou de 1.280 em 2019 para 8.200 em 2024.

O crescimento sem igual nos últimos cinco anos levou Goiás ao 7º lugar no ranking nacional em cadastros de prestadores de serviços turísticos regularizados no Ministério do Turismo. O estado se destaca ainda como o 1º lugar na região Centro-Oeste.

Cadastur

Segundo a coordenadora regional do Cadastur de Goiás, Sandra Vital, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos é o sistema de profissionais e empresas que integram a cadeia do Turismo, executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os estados.

O Cadastur representa a formalização das empresas, além de ser a garantia de que elas estão operando de acordo com a legislação. O documento é ainda uma importante fonte de consulta para o turista, garantindo maior segurança na escolha dos prestadores de serviços.

A iniciativa também traz benefícios às empresa e profissionais do setor. Isso porque, ao se cadastrar, passam a contar com diversas vantagens e oportunidades de negócios, como acesso a programas governamentais, incluindo cursos de qualificação, apoio em feiras e eventos, visibilidade nos canais de divulgação da Goiás Turismo e, ainda, acesso a financiamento por meio de bancos oficiais.

E o registro é uma das exigências para a inclusão e a permanência de um município no Mapa do Turismo Brasileiro.

Campeão do Turismo no Centro-Oeste

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, comemora o crescimento que põe o estado em primeiro lugar no Centro-Oeste em número de estabelecimentos legalizados. Fabrício destaca a seriedade do trabalho de sensibilização feito pela equipe do Cadastur para se chegar a esse resultado.

“O esforço incansável do time da Goiás Turismo levou ao aumento da conscientização de profissionais e empresários do Turismo sobre a importância de se ter o cadastro, o que colocou Goiás na liderança no Centro-Oeste”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos