Casal de SC comemora 100 anos e revela segredo de união duradoura

casal-de-sc-comemora-100-anos-e-revela-segredo-de-uniao-duradoura

Casal de SC completa 100 anos e revela o segredo de uma união duradoura

Paulo e Ernestina se conheceram ainda jovens, na igreja da cidade e fazem aniversário com poucos dias de diferença: ele em 28 de dezembro e ela no último domingo (18).

Dois séculos de vida e muito amor
[https://s02.video.glbimg.com/x240/14277717.jpg]

Dois séculos de vida e muito amor

O casal Paulo Huller e Ernestina Walter Huller comemoraram 100 anos de vida com poucos dias de diferença: ele em 28 de dezembro e ela no último domingo (18). Moradores da Grande Florianópolis [https://de.de/sc/santa-catarina/cidade/florianopolis/], os dois celebram também 78 anos de casamento, marcados por uma trajetória de união, companheirismo e afeto.
Naturais de Angelina [https://de.de/sc/santa-catarina/cidade/angelina/], Paulo e Ernestina se conheceram ainda jovens, na igreja da cidade. Segundo ela, o interesse surgiu de forma quase imediata e a escolha foi certeira:
“Nós estávamos na igreja e eu falei para uma prima minha que eu ia namorar o Paulo. No mesmo dia, ao sair de outra reunião, Paulo apareceu do meu lado, sem mais e sem menos. A gente às vezes não sabe quem vai escolher, mas eu escolhi bem. Não me arrependi, não”, lembra.

Há mais de 50 anos, os dois vivem na mesma casa, em São José [https://de.de/sc/santa-catarina/cidade/sao-jose/], na Grande Florianópolis. No dia a dia, os filhos se revezam nos cuidados com os pais. A filha Cristina Huller conta que a união da família é constante:
“Os irmãos estão sempre se ajudando e a casa está sempre cheia. Um vem limpar o quintal, o outro ajuda a fazer alguma coisa”, explica.

No dia 11 de janeiro, o casal reuniu familiares e amigos para celebrar o centenário. São dois de vida e muito amor.

Ao longo da vida, Paulo trabalhou como lavrador, na roça, enquanto Ernestina atuava como cozinheira na igreja e, depois, como costureira. A união, iniciada em 1947, resultou em oito filhos e três deles já faleceram. Hoje, a família é formada por cinco filhos, além de netos e bisnetos.
Mesmo com as limitações naturais da idade, o casal segue ativo. Ernestina mantém a mente e as mãos ocupadas com caça-palavras, crochê e tricô. Já Paulo ainda gosta de cozinhar e faz questão de cuidar de parte da alimentação:
“Eu faço feijão, tempero, arroz, macarrão, galinha ensopada. Faço tudo”, afirma.

Para Maria de Fátima Huller, também filha do casal, os pais são uma inspiração:
“Quando a gente está meio para baixo, olha para eles e pensa: temos que chegar pelo menos com saúde e bom humor, e não ser aqueles velhos ranzinzas”, brinca.

Questionada sobre o segredo de um relacionamento tão longo, Ernestina responde sem rodeios:
“É um aturar o outro. Não é por qualquer coisinha que se briga. Encrenca tem em todo casal”, explica.

LEIA MAIS:

Por que menos argentinos escolheram o litoral de SC nesta temporada
[VÍDEO: Menina com síndrome de Down viraliza ao comprar pão de queijo sozinha
VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DO DE SC NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp