Casal de SP transforma pneus em esculturas de animais em tamanho real: ‘Arte gratificante’

Casal transforma pneus descartados em esculturas de animais em tamanho real: ‘Gratificante’

Débora e Rodrigo Zamboni já construíram girafa, araras, galos, corujas e outros animais a partir de pneus. Enquanto ele cria a estrutura, ela cuida da parte visual da obra.

Um casal decidiu usar o tempo livre para transformar pneus descartados em esculturas de animais em tamanho real. Criada em Iguape (SP), Débora Zamboni, de 50 anos, uniu as habilidades artísticas às do marido, Rodrigo, para moldar e pintar obras como uma girafa de 2,90 metros de altura (veja acima).

Rodrigo acatou o pedido da companheira. O casal logo começou a recolher pneus na caçamba de descarte de uma borracharia e em uma bicicletaria perto de casa.

PNEUS DESCARTADOS SE TRANSFORMAM EM ARTE

Rodrigo acatou o pedido da companheira. O casal logo começou a recolher pneus na caçamba de descarte de uma borracharia e em uma bicicletaria perto de casa. O sondador, que trabalha com perfuratriz de poço artesiano, identificou-se com a produção dos vasos artesanais e, pouco antes da pandemia, resolveu testar uma nova habilidade: a projeção de animais.

O hobby de Rodrigo e Débora é reconhecido por muitos, tanto que o casal planejou fazer uma girafa de 4,20 metros para presentear a empresa onde ele trabalha, em São Paulo. O resultado foi um pouco diferente: para que o bicho passasse pela porta de casa, foi necessário abaixar o pescoço dele a fim de deixar o dorso com 2,90 metros.

Débora ressaltou que o marido está sempre atento à segurança, já que o pneu libera substâncias que podem ser tóxicas à saúde. Sendo assim, o sondador usa máscaras específicas e toma cuidado enquanto manuseia a lixadeira.

Até o momento, o casal já fez galos, bichos-preguiça, araras, tucanos e até um burro com direito a carroça de madeira. Eles não descartam a ideia de vender alguns itens, mas encaram a produção como hobby. “É trabalhoso fazer com pneus, mas para nós, é gratificante depois que está pronto”, disse Rodrigo. “Hoje, se eu pudesse viver só disso, eu queria. Mas tenho minha profissão, não estou aposentado ainda, e a gente não vê como um meio de sobreviver só com isso. [Mas] é muito gostoso”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ex-prefeito de Bariri é preso na Operação Prenunciado: fraudes em processos licitatórios em destaque

O ex-prefeito de Bariri (SP), Abelardo Mauricio Martins Simões Filho (MDB), foi preso em flagrante durante a terceira fase da Operação Prenunciado, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Polícia Militar. A ação ocorreu na quarta-feira (18) e teve desdobramentos surpreendentes, com a descoberta de munições de uso restrito na residência do político. Segundo a defesa, as munições eram itens de colecionador pertencentes ao pai do ex-prefeito, o que resultou em sua liberação após a audiência de custódia. A Operação Prenunciado foi iniciada em 2023 com o objetivo de investigar possíveis fraudes em processos licitatórios na Prefeitura de Bariri.

Além da prisão em flagrante do ex-prefeito, um mandado de prisão temporária foi cumprido em Limeira (SP), uma cidade onde uma empresa ligada às fraudes tinha sede, relacionada a outro suspeito envolvido nas investigações. Em um desdobramento anterior, cinco pessoas foram condenadas pela 2ª Vara Judicial de Bariri em relação às fraudes, recebendo penas variadas entre 10 e 22 anos de prisão, em regime inicial fechado, e a obrigação de pagar mais de R$5 milhões em indenizações por danos materiais e morais coletivos à sociedade.

Os crimes atribuídos aos envolvidos na fraude incluem organização criminosa, frustração do caráter competitivo de licitações, fraudes contratuais, coação e roubo, entre outros. A atuação criminosa contava com o envolvimento de policiais militares, que utilizavam violência e ameaças contra possíveis denunciantes do esquema ou concorrentes em licitações, além do desvio de valores de contratos para o pagamento de propinas. O ex-prefeito Abelardo, suspeito de envolvimento no esquema, já havia sido cassado do cargo em novembro do ano passado.

A Operação Prenunciado demonstra a importância das ações do Gaeco no combate à corrupção e à criminalidade em esferas públicas, buscando garantir a transparência e a lisura nos processos licitatórios e administrativos das prefeituras. A prisão do ex-prefeito de Bariri levanta questionamentos sobre a eficácia das medidas de controle e fiscalização, assim como sobre a necessidade de uma maior integridade e ética na gestão pública, visando o bem-estar da população e o correto uso dos recursos públicos. A atuação conjunta e incisiva do Gaeco e das autoridades policiais na investigação e no combate a essas práticas ilícitas é fundamental para promover a justiça e a probidade na administração pública.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp