Casal do Paraná transforma van em ‘casa sobre rodas’ e vive aposentadoria viajando pelo Brasil: ‘Liberdade em apreciar qualquer lugar’
Renato Machado, 72 anos, e Lúcia Machado, 68, somam memórias nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e interior do Paraná. Agora, objetivo do casal é chegar em Ushuaia, na Argentina.
Casal do PR transforma van em ‘casa sobre rodas’ para viver aposentadoria viajando pelo BR
Renato Cardoso Machado, de 72 anos, e Lúcia Moreira Machado, de 68, resolveram desacelerar após anos de trabalho. Ele dedicou grande parte da vida à carreira de veterinário e servidor público, e ela, à administração. Hoje, a única correria do casal de Maringá, no norte do Paraná, é na hora de arrumar as malas.
Há cinco anos, os dois decidiram colocar o pé na estrada e passaram a fazer viagens a bordo de uma “casa sobre rodas”. No começo, as aventuras foram feitas com uma Kombi, mas no início deste ano, uma van foi transformada em um motorhome que eles batizaram de Kathita II.
Desde então, o casal conheceu cidades de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, além do próprio Paraná. Agora, Renato e Lúcia se preparam para, em breve, chegar a Ushuaia, na Argentina.
O casal sempre gostou de viajar, mas foi em 2020 que surgiu a ideia de viajar a bordo de um motorhome. Tudo começou quando um dos 10 netos, que ainda são crianças, apresentou a ideia depois de ver vídeos na internet.
Renato gostou e resolveu pesquisar opções. Para ele, era imprescindível que houvesse um mínimo de conforto no veículo, como teto alto e banheiro.
O modelo ideal foi descoberto e adquirido em Santa Catarina. Foi o próprio Renato que planejou todos os itens e modificações dentro do veículo. Depois de pronta, a Kombi ganhou o nome de Kathita – que significa bonita e atraente – e levou o casal até a Serra Catarinense na primeira viagem.
No fim de 2024, a Kathita foi vendida a um comprador de Campinas, no interior de São Paulo. Para continuar as viagens, o casal adaptou uma van que antes era usada na loja de móveis rústicos que eles administravam.
A Kathita II é equipada com placas solares no teto, que geram energia para o uso de equipamentos domésticos do motorhome. Dentro da van, há uma cama de casal improvisada, TV, frigobar, fogão, pia e armários com travas.
O banheiro também conta com chuveiro e pia. O vaso sanitário possui compartimento com produtos químicos para evitar mau cheiro e permite o descarte de dejetos em banheiros públicos.
No motorhome, casal também tem um aquecedor a gás, responsável pela água quente do chuveiro e um botijão de gás de 13 quilos.
Viajar em um motorhome virou um novo estilo de vida para Renato e Lúcia. Depois que conheceram o dia a dia sobre rodas, os dois adquiriram novos hábitos e novas maneiras de enxergar o mundo.




