Um casal foi preso por aplicar um golpe que envolve cartões travados, telefones enganosos e falsos funcionários em agências bancárias de diversos municípios da região Sul do Brasil. A prática utilizada pelos suspeitos é conhecida como “chupa-cabra” e consiste em adulterar caixas eletrônicos, causar o travamento de cartões e, em seguida, se passar por funcionários bancários para enganar os clientes, obtendo informações que possibilitam desviar dinheiro de suas contas.
A Polícia Federal identificou o casal após uma vítima em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, relatar a perda de R$ 3,1 mil devido ao golpe aplicado dentro de uma agência da Caixa Econômica. Os suspeitos foram presos em um posto de combustíveis entre os municípios de Castro e Piraí do Sul. O homem, de 46 anos, e a mulher, de 43, foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Ponta Grossa para prestar esclarecimentos sobre o esquema criminoso.
A Caixa Econômica informou que a agência em questão está funcionando normalmente e que todas as ocorrências criminosas nas unidades do banco são tratadas com sigilo, repassadas apenas às autoridades competentes. O banco ressalta que monitora constantemente as salas de autoatendimento e oferece orientações aos clientes para evitarem cair em golpes semelhantes ao praticado pelo casal preso.
O golpe “chupa-cabra” consiste em instalar dispositivos fraudulentos nos caixas eletrônicos, impedindo a correta inserção do cartão e fazendo com que ele fique retido. Além disso, os criminosos colocam adesivos com números de telefone falsos nos caixas, para que as vítimas liguem acreditando ser o atendimento oficial do banco. Com essas informações, os golpistas realizam saques, compras e transferências indevidas nas contas das vítimas.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, a Polícia Militar orienta que os clientes estejam atentos à presença de pessoas estranhas nos estabelecimentos bancários e que busquem ajuda junto aos colaboradores das agências em caso de mal funcionamento dos caixas eletrônicos. Em situações de emergência, é recomendável manter a calma, buscar um local seguro e acionar a Polícia Militar pelo número 190 para registrar a ocorrência.
A Caixa Econômica reforça a importância de não aceitar ajuda de estranhos, não fornecer senhas ou dados de acesso a terceiros e entrar em contato com a central de atendimento do banco em caso de cartões retidos nos caixas. O registro das ocorrências é fundamental para responsabilizar os envolvidos nos golpes. A instituição financeira também sugere medidas de segurança para os clientes evitarem ser vítimas de fraudes nos caixas eletrônicos e salas de autoatendimento.