Casal é resgatado de carro ilhado após chuva forte em Rio Claro; Defesa Civil alerta para novos temporais
Ocorrência foi registrada na tarde de sexta-feira na Avenida 16. Ocupantes do veículo eram de Curitiba e não conheciam o histórico de enchentes da região.
Defesa Civil mantém alerta para temporais na região
Uma chuva forte de quase 40 milímetros provocou alagamentos e transtornos em Rio Claro (SP) na tarde desta sexta-feira (2). Equipes da Defesa Civil precisaram resgatar duas pessoas que ficaram presas em um carro ilhado pela enxurrada na Avenida 16, no Jardim São Paulo. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a Defesa Civil, o casal que ocupava o veículo é de Curitiba (PR) e desconhecia o histórico de alagamentos daquele trecho.
A Avenida 16 é considerada um ponto crônico de enchentes na cidade. O local fica em um nível abaixo da Avenida Castelo Branco — importante acesso à Rodovia Washington Luís — o que faz com que a água da chuva escorra e fique represada na via.
Além deste incidente, o município registrou outros quatro pontos de alagamento na sexta-feira, incluindo o pontilhão da Avenida 29.
ÁREAS DE RISCO E ALERTAS
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo, a cidade possui 42 pontos mapeados como suscetíveis a alagamentos. Esses locais sofrem com problemas de drenagem ou não comportam o volume excessivo de água em curtos intervalos de tempo.
A região permanece em estado de alerta para novos temporais. As autoridades reforçam a orientação para que motoristas e pedestres não tentem atravessar áreas alagadas, mesmo que o nível da água pareça baixo.
“A Defesa Civil orienta que as pessoas não transponham áreas alagadas. Evite trajetos que são locais de alagamento, procure um local seguro ou espere a chuva passar. Se a água fica acima de 15 cm, já há o risco da pessoa desequilibrar e ser arrastada”, explicou o coordenador.
Além do risco de afogamento e acidentes, o contato com a água da enchente traz perigos à saúde, como a contaminação por leptospirose.
EM CASO DE EMERGÊNCIA
Ao presenciar situações de risco ou pessoas ilhadas, a população deve acionar imediatamente os órgãos de socorro:
– Corpo de Bombeiros: 193
– Defesa Civil: 199
Vídeo relacionado:
50 vídeos
Veja mais notícias da região no DE São Carlos e Araraquara.




