Casal renova votos no Santuário do Tranca Ruas das Almas após casamento no cemitério

casal-renova-votos-no-santuario-do-tranca-ruas-das-almas-apos-casamento-no-cemiterio

Casal que se casou em cemitério renova votos no santuário do Senhor Tranca Ruas das Almas

Healing e Heryck celebraram o primeiro ano de união no único local dedicado a entidade de religiões de matriz africana dentro de um cemitério, em Campinas (SP).

Casal que celebrou união no cemitério renova votos no santuário do Tranca Ruas das Almas

Sob o sol ardido do fim da tarde, ao som dos atabaques e dos pontos entoados para invocar entidades espirituais, o casal Healing e Heryck — que viralizou ao celebrar a união em um cemitério, em 2024 — voltou à calunga, como é chamado o local de sepultamentos nas religiões afro-brasileiras, para renovar os votos.

Desta vez, no entanto, o cenário foi diferente daquele em que, um ano antes, disseram ‘sim’ um ao outro. A cerimônia aconteceu no Santuário do Senhor Tranca Ruas das Almas, em Campinas (SP), considerado o único no mundo dedicado a uma entidade dentro de um cemitério.

“A gente tava programando ir ao mesmo cemitério que a gente casou (em Sumaré), mas recebemos o convite. Como filha do Senhor Tranca Ruas das Almas, tinha que vir ao santuário”, conta mãe Healing, de 39 anos.

Pai Val, um dos 12 sacerdotes que cuidam do santuário, destaca que o local, cercado por lápides e que não possui nenhum corpo sepultado, atrai devotos de diferentes regiões do Brasil e até do exterior.

“Aqui é de todas as religiões, umbanda, quimbanda, candomblé, todas vêm fazer gira aqui”, conta.

Antes da cerimônia, realizada na última segunda (3), o movimento de pessoas deixando obrigações, acendendo velas e agradecendo por um pedido atendido ou ajuda recebida do Senhor Tranca Ruas das Almas era intenso, inclusive com um visitante do Rio de Janeiro (RJ).

“A necessidade fala mais alto. Quando há uma necessidade, você busca. Eu vim aqui por isso. Cumpri minha missão”, disse o homem, de 51 anos, que comprou passagem de avião e reservou hotel em Campinas para visitar o santuário.

Para os seguidores das religiões de matriz africana, a entidade é considerada como o “senhor dos caminhos, o orixá mensageiro e vencedor de demandas”.

3 de 4 Mãe Healing, de 39 anos, chega ao santuário do Senhor Tranca Ruas das Almas, no cemitério da Saudade, em Campinas (SP), para a renovação de votos do casamento — Foto: Fernando Evans/g1

Recebida sob cantos e aplausos, Healing, que é conhecida nas redes sociais como rainha da feitiçaria, beijou o marido, agradeceu as entidades que regiam a cerimônia e valorizou o momento em um lugar que considera sagrado.

“Agradecer ao nosso sagrado sempre pela pessoa maravilhosa que veio para mim, que cuida muito bem de mim, que cuida muito bem dos meus”.

Ao analisar o primeiro ano da união, Heryck destacou a importância do respeito como segredo para qualquer relacionamento, independente de tudo.
“Dificuldade sempre vai existir, mas quando você se une para estar junto, nada te derruba. Você está unido no propósito com a sua esposa, com a sua mulher, com a sua namorada, com quem seja, nada consegue te derrubar. Vai ter muita inveja, vai, mas se você estiver junto e unido, ninguém derruba”, completa.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp