Casal de São José que foi abençoado pelo papa no Vaticano diz que encontro foi marcado por carinho do pontífice: ‘Ternura, acolhimento verdadeiro’
DE Francisco morreu aos 88 anos nesta segunda-feira, após ocupar por 12 anos o
cargo máximo da Igreja Católica. Casal teve matrimônio abençoado pelo papa e
agora está à espera de um bebê.
1 de 3 Casal de São José dos Campos relembra benção recebida pelo Papa Francisco
— Foto: Arquivo pessoal/Paulo Dias
Casal de São José dos Campos relembra benção recebida pelo Papa Francisco — Foto: Arquivo pessoal/Paulo Dias
A morte do papa Francisco na madrugada desta segunda-feira (21) surpreendeu milhares de fiéis que acompanhavam o trabalho de evangelização do pontífice. Na região, a morte foi um choque para Paulo Dias e Natália Capellato, um casal católico de São José dos Campos (SP) que foi abençoado pessoalmente pelo papa no final do ano passado, após o casamento.
A bênção foi recebida durante a lua de mel do casal, em Roma, em setembro de 2024. A princípio, eles não imaginavam viver esse momento com o papa Francisco, já que antes da viagem eles haviam consultado a agenda oficial do Vaticano e não havia nenhuma audiência prevista nos dias em que eles estariam na cidade.
Mas, três dias antes da viagem, eles decidiram verificar novamente e tiveram uma surpresa: em uma mudança de agenda, o papa faria uma audiência durante a estadia deles na cidade.
No dia da audiência, eles chegaram bem cedo e foram conduzidos a um espaço dedicado aos casais recém-casados. Na ocasião, o papa Francisco cumprimentou cada casal pessoalmente.
> “Sem pressa, sem demonstrar cansaço, mesmo sob um sol forte. E, quando chegou a nossa vez, sentimos o que tantas pessoas descreviam: um olhar de profunda ternura, de acolhimento verdadeiro”, contou Paulo emocionado.
Assim que eles receberam a bênção, seguiram para a Basílica de Santa Maria Maggiore, local de grande significado para Francisco, que costumava visitá-la antes e depois de suas viagens – e onde ele escolheu ser enterrado.
O casal, que se conheceu na igreja, segue frequentando a comunidade e em junho deste ano realizará mais um sonho: o de serem pais. Semanas depois da viagem, Natália descobriu que estava grávida. O que era alegria se tornou apreensão, pois nos primeiros meses de gestação os pais receberam a notícia de que uma alteração nos exames poderia comprometer o desenvolvimento da bebê.
DE receberem a notícia, passaram o fim de semana em oração, diante do mesmo ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que trouxeram de Roma. Dias depois, refizeram os exames e o resultado trouxe um alívio para o casal: os resultados vieram normais, a bebê estava saudável.
Com isso, eles criaram um espaço na casa deles para a foto do encontro com o Papa, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani e a imagem do ultrassom da filha.
O casal acredita que as orações ao papa e à santa intercederam pela saúde da bebê Isabela, que agora está saudável, se desenvolvendo e em junho já deve estar nos braços dos pais.
> “É como se sua espiritualidade continuasse ali, naquele espaço sagrado que foi tão importante para ele e que se tornou igualmente marcante para nós”, disse.
> “Foi uma transformação, uma experiência que ficará para sempre em nossa história”, finalizou Paulo.
3 de 3 Espaço dedicado ao papa Francisco na casa do casal que recebeu benção
—Foto: Arquivo pessoal/Paulo Dias
DE Morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As causas da morte foram um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca, segundo o Vaticano.
DE anunciou que o corpo do papa Francisco será levado para a Basílica de São Pedro, em Roma, na manhã de quarta-feira (23), para que fiéis possam prestar a última homenagem ao papa.
Ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.
Francisco foi o papa número 266 e ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.
VEJA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO BRAGANTINA
50 vídeos